terça-feira, 5 de maio de 2015


Financiamento

Governo assina com FMI acordo de empréstimo de 13,9 bilhões de Francos cfa

Bissau, 05 Mai 15 (ANG) – A missão da avaliação do Fundo Monetário Internacional(FMI) assinou, hoje, com as autoridades de Bissau um acordo de concessão de crédito no valor de 13,9 bilhões de Francos cfa.
Ministro da Economia e Finanças


O referido montante a ser pago semestralmente durante um periodo de três anos será desbloqueado após a sua aprovação pelo Conselho da Administração do FMI em Julho.

O acordo se inscreve numa iniciativa do FMI chamada  “credito rápido” em que os beneficiarios são paises com grandes dificuldades financeiras.

Durante a conferência de imprensa que seguiu a assinatura do acordo, o ministro da Economia e Finanças explicou que no fim da missão produziu-se um documento (memorando de políticas econômicas e financeiras) que o governo vai apresentar ao FMI, perspectivando as metas a serem alcançadas nos próximos três (3) anos.

“Algumas metas são quantitativas e outras são estruturais. Basicamente estas metas são distribuídas por quatro grandes áreas, nomeadamente:  arrecadação fiscal,  gestão das finanças públicas,  gestão das dívidas e finalmente o relançamento da economia através da melhoria do ambiente de negócios”, disse Geraldo Martins.

Por sua vez, o chefe da missão do FMI disse que a visita da missão pode ser entendida como uma consulta anual da sua instituição ao nível dos países para avaliar os seus respectivos desenvolvimentos económicos.

Félix Fischer classificou o desempenho econômico do governo, de “Muito Forte”.

 “Desde que governo tomou posse normalizou as situações dos serviços públicos através da regularização dos salários em atrasados e incrementação de maneira substancial das receitas internas que nesta altura se encontram num nível muito alto”, considerou Fischer.

Enalteceu que tais resultados têm contribuído para o crescimento da economia nacional para 4,7 por cento.

Conforme aquele responsável, para os próximos anos, com mais investimentos públicos, prevê-se um crescimento econômico continuo e considerável.

“Prevemos 4,8% para o ano 2016 com crescimento continuo para os anos quie se seguem”, perspectivou.

A missao recomendou a  continuidade da implementação das reformas ficais e da boa gestão das finanças públicas.

A missão esteve em visita no país desde o final de Abril, no quadro das   consultas anuais, avaliação  e recomendaçäo sobre a situação macroeconômica e fiscal de todos os países membros.

A visita ainda serviu de preparaçâo de um  programa de médio prazo (3 anos) entre o Fundo Monetário e a Guiné-Bissau. ANG/FGS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário