terça-feira, 5 de maio de 2015


Liberdade de Imprensa

“A dignificação dos profissionais da Comunicação Social depende do dinamismo da classe”, diz o PM

Bissau, 05 Abr 15 (ANG) - O Primeiro-ministro (PM) guineense disse  segunda-feira  que a dignificação dos profissionais da Comunicação Social depende dos seus dinamismos.
Primeiro-Ministro

 Domingos Simões Pereira, que falava aos jornalistas exortou que essa liberdade de imprensa que se assinala está associado a responsabilidade.

O chefe do governo falava aos jornalistas no fim de um almoço de confraternização que ofereceu aos jornalistas por ocasião da celebração do dia Mundial da Liberdade de Imprensa, assinalado no dia 03 de Maio.

“ Para que as condições dos profissionais da Comunicação Social sejam melhoradas deve haver pessoas capazes. Se verificamos, todos querem ser jornalistas mas nem todos podem enfrentar a referida carreira, portanto deve haver critério de selecção com a finalidade de dignificar a classe”, criticou o PM.

O chefe do Governo realçou a necessidade e se  transmitir informações com o compromisso de dizer sempre a verdade, sublinhando que as invenções dos dados não devem existir no jornalismo.

Simões Pereira prometeu tudo fazer para melhorar as condições do exercício do jornalismo no pais, acrescentando que o respeito e a responsabilidade pela liberdade de cada indivíduo é um dever fundamental.
Jornalistas durante almoço de confraternização com PM

Por sua vez, o ministro da Comunicação Social, Agnelo Regala anunciou que o governo está a trabalhar na adopção de um estatuto remuneratório especial para melhorar as condições dos jornalistas guineenses.

O governante acrescentou que haverá brevemente muitas surpresas tanto para órgãos privados como para públicos, sublinhando que está a lutar para que a classe dos jornalistas seja diferenciada  das outras.

O Presidente do Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social (SINJOTECS) Mamadu Candé agradeceu o gesto do Primeiro-ministro e lamentou as dificuldades com que os profissionais da area  se deparam.

Candé recomendou  aos colegas da profissão que fizessem do acto  momentos de reflexão e de profunda mudança no sentido positivo.

ANG/AALS/SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário