quarta-feira, 27 de maio de 2015

CPLP




Ministros da Defesa defendem criação de uma entidade de defesa e segurança

Bissau, 27 Mai 15(ANG)- Os ministros da Defesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) declararam, ontem, em São Tomé, pretenderem criar uma entidade de defesa e segurança para garantir a unidade e fortalecimento das acções conjuntas entre os membros da organização.

Os ministros reuniram-se na cidade de São Tomé para analisar a cooperação no seio da organização. O ministro da Defesa de Angola, João Lourenço, que representou o país, disse que a perspectiva é ver a organização mais unida e forte para os desafios do futuro.

Questionado sobre as condições de segurança e defesa nos países membros da CPLP, João Lourenço disse que “não são uniformes”, porque variam bastante nos espaços geográficos em que cada um dos países se insere. “Os países membros estão bem do ponto de vista de segurança e gozam de estabilidade política, económica e social”, afirmou João Lourenço.

O ministro da Defesa angolano disse que  a CPLP conseguiu ultrapassar a situação difícil que a Guiné Bissau vivia. “Temos de nos felicitar pelo esforço que todos fizemos para a Guiné-Bissau voltar a viver uma situação de estabilidade, que lhe permite o desenvolvimento económico e social”, disse o ministro.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa é uma organização internacional dos países lusófonos, criada em 17 de Julho de 1996, para o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros. A sua sede está em Lisboa e o actual secretário-executivo é Murade Isaac Murargy, de Moçambique. 

ANG/Jornal de Angola

Sem comentários:

Enviar um comentário