terça-feira, 5 de maio de 2015


Função Pública

FMI reitera necessidade de  reformas na Administração estatal

Bissau, 05 Mai 15 (ANG) - A missão de avaliação económica do Fundo Monetário Internacional (FMI) que se encontra de visita ao país desde a passada semana recomendou hoje ao Governo a realização de reformas na administração pública.
Foto Arquivo
A saída da ausência com o Presidente da Republica, o chefe da missão, Felix Fischer acrescentou  que o défice salarial na administração pública estaria ligado a existência de funcionários “fantasmas”.

Disse que o FMI solicitou o cruzamento da base de dados do sistema financeiro com os da função pública.

Felix Fischer afirmou que a massa salarial do país  é bastante elevada devido ao facto de, após ao golpe de Estado de Abril de 2012, muitas pessoas terem sido  empregados na função pública.

“Neste momento o governo está a pagar à pessoas que não fazem nada. É   preciso encontrar solução sobre esse problema para melhorar a massa salarial dos verdadeiros funcionários”, informou.  

Segundo o Chefe da Missão do FMI falaram com o Presidente da República sobre a necessidade de alargar a base tributária, a centralização das receitas do Estado e as prioridades do executivo nas despesas públicas.

Por outro lado, Felix Fischer elogiou o governo em temos de pagamento regular de salários na função pública e dos atrasados internos e externos.
“Mas isso é apenas um começo. O próximo passo é incrementar essencialmente as receitas para que o governo consiga não só honrar compromissos com os funcionários mas também fazer mais investimentos necessários para atingir o nível de crescimento económico mais elevado”, explicou.

A missão do FMI está em Bissau no quadro de visitas regulares que a organização faz aos países membros, com o objectivo de analisar a situação macroeconómica e fazer recomendações para  curto e longo prazo.

Uma outra missão devera estar em Bissau brevemente para assinar com as autoridades guineenses um novo programa de cooperação económico-financeira. ANG/LPG/SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário