sexta-feira, 8 de maio de 2015

Florestas




Governo inicia o processo de localização de madeiras apreendidas

Bissau, 08 Mai 15 (ANG) – Mais de mil troncos de madeira já prontas a serem exportadas foram localizados e catalogados quinta-feira na tabanca de Cubane, sector de Mansaba, região de Oio pelo Comité Técnico Interministerial para gestão das madeiras apreendidas criiada pelo governo. 

Em declarações à imprensa, o porta-voz do Comité, Degol Mendes informou que a campanha de sensibilização e de localização, identificação e registo de madeiras irá decorrer em todos os sectores da região com a excepção do sector de Nhacra.

Explicou que o governo em nenhuma circunstância declarou a confiscação da madeira, contrariamente ao que tem sido dito nos últimos tempos, mas sim, da sua apreensão, porque na verdade algo estava mal neste sector.

Degol acrescentou que, após esta operação de apreensão, as madeiras serão transportadas para Bissau, para depois se abrir o processo de reclamação de acordo com número de registo que o comité vai apresentar.

Por isso, apelou a colaboração dos madeireiros na localização das mesmas, avisando que, em caso de recusa e se eventualmente vier a ser descoberto pelo comité o visado perderá o direito de reclamação.

Por sua vez, um dos representantes dos madeireiros no Comité Técnico Interministerial, Ussumane Camará pediu a colaboração dos colegas no sentido de revelarem os locais onde se encontram as madeiras porque o governo, no seu despacho, nunca falou da confiscação das madeiras como tem sido dito durante este período.

“A missão do Comité é para localizar, identificar e registar as qualidades de todas as madeiras nos quatro sectores da região de Oio e transportá-las posteriormente para Bissau e depois abrir processo de reclamação,”, explicou.

Depois de auscultarem as informações do Comité, os madeireiros Queba Seide e Umaro Camará foram unânimes em manifestar as suas disponibilidades em colaborar com o Comité na localização das madeiras escondidas.

Apesar disso, Umaro Camará reconheceu que alguns dos madeireiros se encontram numa situação de ilegalidade, mas mesmo assim pediu tolerância ao governo em relação as pessoas que estão nesta situação.

O Comité é composto por 18 elementos de deferentes Ministérios dentre os quais os da Justiça,  Defesa, Sociedade Civil, o poder tradicional, um representante de Conselho de Ministros e dois representantes dos madeireiros.

Este órgão foi criado na sequência da decisão do Conselho de Ministros de 19 Setembro último e que proibiu a corte de madeiras no país. 

Tem como missão  retirar todas as madeiras que se encontram ainda nas matas.


ANG/LPG/JAM/SG
         

Sem comentários:

Enviar um comentário