segunda-feira, 11 de maio de 2015

Ensino Superior




UNESCO leva Novas Tecnologias de Informaçäo e Comunicaçäo à UAC

Bissau 11 Mai 15 (ANG) – A Diretora Regional da UNESCO para Guiné-Bissau e Senegal revelou hoje que a sua organização vai investir 350 milhões de Francos cfa (cerca de 595 mil dolares) num programa para a implementação de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) na Universidade Amílcar Cabral.

A saída do encontro com a ministra da Educação Naciona,l Therese Ndong-Jatta acrescentou que este projecto, a iniciar dentro de três meses, constitui um dos grandes projectos implementados pela UNESCO nos oito (8) países da UEMOA, inclusive a Guiné-Bissau.

Conforme aquela responsável, o referido projecto é baseado num apoio para a utilização das novas Tecnologias de Informação e Comunicação nos espaços universitários com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e também dos professores.

No entanto, Therese Ndong-Jatta disse que o verdadeiro sentido desta iniciativa é promover a modernização nas universidades da UEMOA.

“Quando se trata do saber, não podemos nos ficar só a esperar que o professor nos ensine tudo.Os estudantes podem também consultar a internet para terem acesso a todo tipo de informação necessária”, explicou a representante da UNESCO  adiantando que também serão introduzidas aulas à distância (em linha).

A ideia nesta fase, conforme a UNESCO, não é de cria universidades virtuais, mas sim interligar as diferentes experiências universitárias da região através da internet.

Indagado sobre a contribuição do Estado no referido projecto Jatta disse que o governo já está a finalizar os trabalhos de preparação de oito (8) salas de aulas equipadas com carteiras para que a UNESCO possa assim entrar com equipamentos informáticos que serão instalados no referido estabelecimento.

“Já compramos 250 computadores ligeiros que vão, não só, permitir aos estudantes aprenderem a utilizar qs TIC mas também navegar no mundo”, disse.

Segundo a representante da UNESCO para Guiné-Bissau e Senegal, o mais importante nas suas aquisições são os servidores, de ultima geração, que serão utilizados nas salas de aulas e que ainda não foram instaladas nas outras universidades africanas. 

ANG/FGS/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário