segunda-feira, 11 de maio de 2015

Caju




“Cerca de 23 mil toneladas prontas para exportação”, diz Ministro do Comércio

Bissau, 11 Mai 15 (ANG) – Pelo menos 23 mil toneladas de castanhas de caju já se encontram stockados em Bissau e prontas para serem exportadas, anunciou hoje o Ministro do Comércio da Guiné-Bissau.

Em declarações exclusivas à ANG, António Serifo Embalo disse que até aqui o processo da comercialização da castanha de caju não registou nenhum obstáculo.

O governante esclareceu que por ora não se iniciou a exportação do produto.

Serifo Embalo explicou que a colaboração das populações das zonas fronteiriças está a contribuir bastante na detecção e apreensão da castanha em fuga para países vizinhos.

Embalo revelou terem sido apreendidas nesse quadro motorizadas, carroças de burros, viaturas e bicicletas.

“Temos agentes fiscais em todos os postes da Guiné-Bissau com a finalidade de fazer com que os agricultores conhecem as vantagens dos cuidados com a castanha de caju uma vez que esses cuidados contribuem para a dignificação do nome da Guiné-Bissau”, disse.

António Serifo Embalo disse que infelizmente na semana passada registou-se algumas hesitações na comercialização de castanha de caju, em que algumas pessoas compraram a castanha por 650 francos CFA, o quilo.

A propósito Embalo disse que reagiram a tempo de por cobro a situação. 

“ Não era  o preço que estava em causa mas sim a forma como introduziram o preço no mercado. E que levantou muitas suspeitas relacionadas a possível utilização de dinheiro falso uma vez que o referido preço não pode permitir grandes benefícios ”, explicou António Serifo Embalo. 

ANG/AALS/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário