quinta-feira, 21 de maio de 2015

Saúde




Governo torna gratuito tratamento de paludismo

Bissau, 21 Mai 15 (ANG) - O Governo, através do Ministério da Saúde Pública, determinou que a partir do dia 25 deste mês passa a ser gratuito o diagnóstico e tratamento de paludismo simples com medicamento “Coartem” aos utentes de todos os serviços públicos de saúde.

A informação consta num comunicado de imprensa do Ministério de Saúde à que a ANG teve hoje acesso.

De acordo com o documento, a medida governamental abrange o diagnóstico precoce, através da “gota espessa” e de teste rápido (TDR) em todas as estruturas sanitárias da Guiné-Bissau.

De acordo com comunicado assinado pelo Secretário Estado da Gestão Hospitalar, a deliberação se insere no cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e visa alcançar a cobertura universal do manejo dos casos de paludismo nos sectores públicos, privados e comunitários.

“Para a prevenção e controlo de paludismo, o Ministério de Saúde em colaboração com os parceiros, já realizaram várias acções, dentre as quais se destaca a distribuição de mosquiteiros impregnados que se leva a cabo de três em três anos”, lê-se na nota.

Conforme os dados de 2014 do Ministério da Saúde, o paludismo é a principal causa de mortalidade na Guiné-Bissau. Esta doença endémica é mais frequente na época da chuva, ou seja, entre os meses de Maio e Novembro. 

ANG/QC/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário