terça-feira, 12 de maio de 2015

Infra-estruturas




Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações visita futuro “Porto Seco” do país

Bissau, 12 Mai 15 (ANG) - O Secretário de Estados dos Transportes e Comunicações, João Bernardo Vieira, visitou no início da tarde de hoje no Pime, arredores de Bissau, a futura instalação do “Porto Seco” do país que terá a capacidade para albergar mais de 100 mil contentores de diferentes capacidades.

No final da visita, o Director-geral do Conselho Nacional de Carregadores, entidade pública proprietária do projecto, afirmou que o referido “Porto Seco”, cujo funcionamento se prevê para dentro de dois anos, irá permitir o descongestionamento do Porto de Pinjiguiti, em Bissau.

Fernando Dias da Costa explicou que, actualmente, se um navio de transporte chegar ao porto marítimo de Pinjiguiti depara-se, muitas vezes, com problemas de falta de espaço para contentores, devido a limitação do seu parque. 

Segundo este responsável, o “Porto Seco” servirá de lugar de estacionamento de camiões porta-contentores que estarão à espera do carregamento no Porto de Pinjiguiti.

 Segundo Fernando da Costa, esta prática irá acabar com a paragem destes veículos pesados nas vias públicas da capital deixando assim de constituir o perigo dos contentores caírem em cima das pessoas e, por outro lado, evitar as dificuldades de trânsito.

Para a materialização deste projecto que considera de “grande envergadura”, o DG do Conselho Nacional de Carregadores da Guiné-Bissau apela a participação do governo e do sector privado, “porque a sua execução ultrapassa a capacidade financeira desta empresa pública”.

Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração do Conselho Nacional de Carregadores da Guiné-Bissau, Vladmir Deuna, na qualidade de representante do governo nesta empresa, realçou a importância desta infra-estrutura, e  afirmou que este  “grande investimento”  se realiza sob  orientações do executivo e que será benéfica sobretudo para os operadores económicos.

O referido futuro “Porto Seco” terá uma área de 25 mil metros quadrados e, ainda, segundo os responsáveis do CNC-GB, terá armazéns para a conservação de produtos perecíveis.

Criado em 2011, O Conselho Nacional de Carregadores da Guiné-Bissau é uma Empresa Pública com Autonomia Administrativa, Financeira e Patrimonial Tem como principais objectivos, promover e coordenar a política de comércio internacional nas áreas marítimas, terrestres e aéreas, através de emissão de Boletins de Acompanhamento de Cargas.

Trata-se de um instrumento de controlo conhecido pelo nome abreviado de “BAC”, sem o qual, um operador económico não pode retirar a sua mercadoria das instalações portuárias.

ANG/QC/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário