sexta-feira, 29 de maio de 2015

Mohammed VI em Bissau




Guiné-Bissau e Marrocos assinam 16 acordos de cooperação

Bissau, 29 Mai 15 (ANG) - A Guiné-Bissau e Marrocos assinaram quinta-feira em Bissau 16 acordos de cooperação nomeadamente em sectores de segurança, negócios estrangeiros, pescas, agricultura, energia e protecção social.

A assinatura dos acordos foi testemunhada pelo Rei de Marrocos, Mohammed VI e o Presidente, José Mário Vaz, tendo sido efectuada por alguns ministros guineenses com os congéneres marroquinos que integram a comitiva do monarca.

Embora não tenham sido divulgados pormenores sobre o conteúdo de todos os acordos, o relativo aos negócios estrangeiros permite aos dois países acordar na supressão dos vistos em passaportes diplomáticos e de serviço e reconhecimento mutuo das cartas de condução.

O primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, disse esperar vantagens mútuas para ambos os Estados com a assinatura destes acordos e convenções, tendo no entanto reconhecido que, neste caso, a Guiné-Bissau é que necessita mais.

Mais de 50 operadores económicos acompanham o Rei nesta sua visita e, segundo o presidente da Câmara do Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços, Braima Camará, podem fazer investimentos consideráveis na Guiné-Bissau caso prevaleça o ambiente de negócios, paz e estabilidade política que actualmente se vive.

O Rei Mohamed VI cumpre hoje segundo dia de uma visita de tres dias à Guiné-Bissau, onde chegou na quinta-feira vindo do Senegal.

Trata-se de uma visita de amizade e trabalho realizado no quadro de uma digressäo por paises africanos que deve levar o Rei marroquino à Costa do marfim e Gabäo. 

ANG/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário