quinta-feira, 7 de maio de 2015


Recursos Naturais

Governo recebe Carta Geológica da Guiné-Bissau

Bissau, 07 Mai 15 (ANG) - O ministro dos Recursos Naturais, Daniel Gomes recebeu na quarta-feira do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal a Carta Geológica da Guiné-Bissau que contém informações sobre o território nacional e seus recursos minerais.
Acto da entrega da Carta Geológica

 No acto de entrega do referido documento, o governante português afirmou que o conhecimento de um território é chave para o desenvolvimento de qualquer país.

Luís Campos Ferreira confirmou que a referida carta contem muitas informações sobre a Guiné-Bissau, acrescentando que  irá permitir escolher novas estratégias que obviamente contribuirão para a organização do território guineense.

“O documento foi produzido em Portugal mas pertence a Guiné-Bissau, sendo assim sentimos grande orgulho e satisfação ao entregá-lo ao governo guineense, uma coisa de utilidade profunda uma vez que não é fácil governar um país sem o conhecer”, disse Luís Campos Ferreira.

 O governante português explicou que Portugal iniciou o trabalho da confecção da Carta Geológica  desde 1995 com base nos documentos de 1964, acrescentando que o actual modelo sofreu algumas alterações.

Por sua vez, o Presidente do Laboratório Nacional de Energia e Geologia de Portugal, Teresa Ponte de Leão disse que a referida carta é um conjunto de informações conseguidas através de diversas fontes, salientando que essas informações permitem conhecer o país desde as suas fronteiras até as zonas costeiras.

Teresa  Leão confirmou que a carta permite igualmente fornecer os dados para estudos futuros e para as decisões do governo guineense sobre a utilidade da sua própria terra.

O ministro dos Recursos Naturais da Guiné-Bissau agradeceu o gesto do governo português pelo esforço e vontade de fazer algo que pode contribuir ao desenvolvimento do país.

Daniel Gomes disse ainda  que o referido documento chegou no momento oportuno, em que a Guiné-Bissau está a trabalhar com a finalidade de conhecer a sua valência.

A carta acima referida é o  resultado da pesquisa de 72 mapas, que exigiu um esforço de cerca de 20 anos pelo governo português. ANG/AALS/SG  

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário