terça-feira, 12 de maio de 2015

Literatura de Kriol




Segunda semana da “criolofonia” decorre em Bissau

Bissau, 12  Mai 15 (ANG) – A segunda semana de criolofonia cumpre hoje  em Bissau, o seu terceiro dia de trabalho sob o lema: “ um lingu, (uma língua) três centros di cultura e três jardim di praça”.

O evento que termina no próximo sábado tem por finalidade celebrar a língua, a cultura e as praças da cidade enquanto património identitário e de diferença colectiva dos guineenses.

De acordo com uma nota de imprensa dos organizadores enviado à ANG a está a ser preenchida com diferentes manifestações culturais, teatro, lançamento de livros em kriol, exposições de obras inéditas de artes plásticas sobre história do crioulo, secções de poesia, debates e actuações musicais de diferentes grupos e géneros.

“Tendo sido a primeira edição centrada sobre as expressões do crioulo, nesta segunda secção o foco recai sobre o debate em torno da escrita-ortografia”, refere o documento.

Nas sessões di djumbai serão destacadas as relações entre escrita, morfologia e sintaxe do crioulo, a utilização dos acentos auxiliares, a harmonização da escrita e a normalização do alfabeto.    

A iniciativa é da Universidade Amílcar Cabral e é feita em parceria com a cooperativa de produção e divulgação científica e da associação de escritores guineenses.

A realização do evento tornou possível graças ao apoio financeiro de Câmara Municipal de Bissau e dos patrocínios dos centros culturais Brasil Guiné-Bissau, Franco Bissau guineense e português, em Bissau.

ANG/AALS/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário