sexta-feira, 22 de maio de 2015

PM visita regiões




"Chegou a hora de pegar num instrumento de trabalho para desenvolver o país", exorta Simões Pereira

Bissau,22 Mai 15 (ANG) - O Primeiro-Ministro advertiu aos populares do sector de Quebo, região de Tombali, no sul da Guiné-Bissau de que chegou a hora de todos pegarem num instrumento de trabalho para o desenvolvimento do país.

Segundo um comunicado do seu Gabinete  de  Comunicação e Informação enviado a partir de  Quebo à ANG, Domingos Simões Pereira que iniciou na quarta-feira uma digressão à algumas localidades do Leste e Sul do pais, manteve  quinta-feira um encontro com os populares do sector de Quebo onde considerou que a luta de libertação nacional só vale a pena se os guineenses forem  capazes de desenvolver o país.

" Não é preciso acabarmos com todo o pescado nas nossas águas para que possa haver desenvolvimento. Temos sim que usar a cabeça para trabalhar, como outros povos trabalharam", sustentou. 

 Simões Pereira sublinhou que os guineenses merecem de facto ter uma condição de vida melhor , acrescentado  que não existe outro caminho para conseguir esse desiderato que não seja o trabalho.

"Após a Mesa Redonda de Bruxelas, acredito que a única disponibilidade que existe é nós agarrarmos afincadamente ao trabalho, porque o desenvolvimento só acontece  onde as pessoas produzem", referiu.

O chefe do executivo disse que se o interior do país não é acolhedor ninguém ficará lá para viver, tendo salientado que devem  acabar os complexos que  dividem os guineenses por causa da raça e  religião. 

"Nós na Guiné-Bissau não conhecemos essa diferenciação! Vivemos entre nós. Não existe outra maneira de reconstruir o país, que não seja o trabalho", afirmou.

Simões Pereira revelou que foram aconselhados pelos parceiros para copiarem os esforços que certos países fizeram para alcançar o desenvolvimento.

Indicou os  casos da Malásia e Cabo Verde reafirmando que aceitou o desafio e respondeu que “nós não só vamos ver, como um dia queremos ter um melhor desenvolvimento do que os referidos países”. 

Recordou à população de Quebo que, depois de formar o governo esteve a resolver os problemas, para que a escola funcionasse, a cólera e a ébola não invadissem o país.

“Se o ébola não chegou até hoje ao país  foi graças ao trabalho de toda a população. 

O Administrador do Sector de Quebo, Braima Djaló, disse estar satisfeita com o empenho do Governo, sobretudo com o record nacional da compra do caju, e com  o sucesso da Mesa Redonda.

Enalteceu o projecto da iluminação publica daquele sector, frisando que desde os tempos dos colonos, que Quebo se encontrava  na escuridão.

Apelou para que se conceda créditos às mulheres e jovens e que seja concluída a construção do mercado local iniciada desde 1985.

ANG/AC/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário