segunda-feira, 11 de maio de 2015

Mansaba




Autoridades policiais colaboram na recuperação de madeiras

Bissau,11 Mai 15 (ANG) - O Comando da Guarda Nacional do sector de Mansaba, região de Oio, está a colaborar com o Comité Técnico Interministerial de Gestão das Madeiras Aprendidas na localização e recuperação dos troncos que ainda se encontram nas matas daquela localidade.

Mussa Candé, chefe da Brigada de Guarda Nacional de Mansaba afirmou à ANG que os seus serviços identificaram as tabancas onde se encontram guardadas as madeiras, assim como teria registado todos os contentores de madeiras retirados até agora.

O Comandante da Guarda Nacional de Mansaba, disse que é urgente o resgate das madeiras que ainda se encontram nas matas antes do cair das  chuvas.

"Existem zonas muito próximas das bolanhas onde se fez as cortes e com o cair da chuva nenhuma viatura vai poder penetrar ai para retirar os troncos", avisou Mussa Candé.

Por sua vez, o Régulo de Mansaba, Abubacar Seidi sublinhou que  todas as localidades onde se derrubaram arvores, pertencem ao seu regulado, salientando que, isso significa que, o poder tradicional não pode ficar de fora nesse processo.

"Como representante da população estamos a seguir o processo. E o que as pessoas estão a dizer, que as madeiras serão confiscadas pelo Governo não correspondem a verdade. E se era para esse fim eu, na qualidade do Régulo, não faria parte desse comité", esclareceu.

Alguns madeireiros manifestam a disponibilidade de colaborar com o Governo na identificação e recuperação das madeiras.

Eles reconheceram as ilegalidades cometidas e recomendam ao executivo para que encontre uma solução equilibrada para  o processo de recuperação das madeiras aprendidas.

"Por mais que cometemos a ilegalidade o Governo deve-nos ajudar porque a situação não está nada bem", exortou um dos madeireiros que não quis identificar.

Disse contudo que está satisfeito com as informações avançadas pelo Comité segundo as quais  as madeiras não serão confiscadas, razão pela qual prometem  colaborar na recuperação de todos os troncos que ainda se encontram nas matas.

Segundo o  Porta-Voz do Comité, Degol Mendes o Governo decide a apreensão de madeiras mas abre a possibilidade de atender  reclamações e levar em conta os direitos adquiridos.

Aquele responsável afirmou contudo que, ainda o Comité não entrou na fase de atender as reclamações, mas sim na de identificação e transporte de madeiras para Bissau e só posteriormente é que vão abrir o atendimento de reclamações.

O Comité já recuperou mais de dois mil troncos de Madeiras no sector de Mansaba. 

ANG/AC/JAM/SG




   





Sem comentários:

Enviar um comentário