quarta-feira, 6 de maio de 2015

Cooperação-11/o FED

UE concede 30 milhões de Euros aos PALOP e Timor Leste

Bissau, 06 Mai 15 (ANG) - A União Europeia assinou em São Tomé, com os Países Africanos da Língua Oficial Portuguesa e Timor Leste, (PALOP-TL) o Programa Indicativo de Assistência Financeira no valor de 30 milhões de Euros (cerca de 20 milhões de Francos cfa), no quadro do 11º Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED).

De acordo com um comunicado de imprensa enviado à ANG referente a reunião de Ordenadores do FED da África Lusófona e Timor Leste, realizada recentemente em São Tome e Príncipe, o referido Programa de apoio, que vigora entre 2014 e 2020, tem como principais objectivos, a criação de mais empregos e o desenvolvimento das capacidades de governação.

Ainda de acordo com o comunicado na chamada “Declaração de São Tomé”, os “Ordenadores Nacionais do FED dos Países Africanos da Língua Oficial Portuguesa e Timor Leste reiteraram o “empenho e compromisso” em prosseguir a cooperação entre si e com o bloco europeu.

Segundo o comunicado, assinaram este acordo/Programa, da parte dos PALOP-TL, pelos seus ministros responsáveis pelas pastas da Economia e Finanças que, por inerência são ordenadores nacionais do FED e, da parte União Europeia, pelo seu Director-geral para a Cooperação Internacional e Desenvolvimento, Fernando Frutuoso de Melo.

O Fundo Europeu de desenvolvimento é o maior e mais antigo instrumento de desenvolvimento da União Europeia.

Abrange nomeadamente, a cooperação com os Estados do grupo “África, Caraíbas e Pacífico e tem como áreas prioritárias de financiamento, os desenvolvimentos económico, social e humano. 
ANG/QC/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário