quinta-feira, 7 de maio de 2015


Campanha de caju

PR pede crédito de 3 bilhões de francos CFA  para apoio aos jovens e mulheres

Bissau 07 Mai 15 (ANG) - O Presidente da Republica solicitou aos bancos de Bissau para mobilizarem um fundo de três (3) bilhões de francos CFA para o apoio as mulheres e jovens durante a presente campanha de comercializaçäo da castanha de caju.
Aspecto do encontro entre Chefe de Estado e os Banqueiros

O pedido foi feito no decurso de  um encontro que manteve qarta-feira com a cúpula do sector bancário nacional, no qual  José Mário Vaz  detalhou as preocupações da Presidencia da Republica face à evolução da situaçâo socioeconômica do país.

O chefe de Estado disse estar consciente de que a injecção do referido montante constituirá o risco de todos os actores políticos, judiciais e econômicos e privados do país, mas afirma que devem todos  assumi-los mediante medidas de acompanhamento a serem criadas.

“Terei um encontro com as diferentes instâncias judiciais para uma conversa  no sentido de participarem neste desafio”, disse Mário Vaz defendendo que os recursos provenientes da castanha de caju não devem continuar a beneficiar só aos estrangeiros em detrimento de nacionais.

Por sua vez, o Director Nacional do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO). Joao Aladje Mamadu Fadia  indicou que há condições prévias a serem preenchidas para que se possa efectuar este refinanciamento da campanha de caju.

Fadia disse que as preocupações levantadas pelo Presidente da República interpelou cada um dos responsáveis dos bancos enquanto cidadãos nacionais e operadores econômicos.

“Enquanto supervisor dos bancos e seu refinanciador em caso de necessidades, sem competência para tomar parte diretamente nas operações de credito, vamos contribuir com o encorajamento aos bancos comerciais em termos de criação de um fundo com riscos calculados para assim avançarem mesmo que seja com montantes inferiores ao que foi solicitado pelo Presidente da República”, prometeu.

Para o Vice Presidente da Associação dos Bancos de Bissau, Romulo Pires o desafio  lançado irá merecer uma urgente anàlise por parte dos banqueiros para ver se poderá ser exequível ainda na presente campanha de castanha de caju.

Conforme Rómulo Pires, antes de precisar o "timing" ou valor a ser disponibilizado do referido montante, os quatro bancos que constituem a associação vão ter que se reunir para depois darem respostas.

“É um pedido com o objetivo de apoiar jovens e mulheres que queiram lançar-se numa determinada actividade econômica durante a campanha de comercialização da castanha de caju e se existem pessoas interessadas em investir naquele domínio é importante não só para essas pessoas mas também para o país”, enalteceu.

ANG/FGS/SG

 

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário