segunda-feira, 4 de maio de 2015


 
 
Liberdade de Imprensa

“Situação melhorou bastante nos últimos tempos” disse o Presidente do SINJOTECS

Bissau 04 Mai 15 (ANG) – O Presidente do Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social (SINJOTECS), disse que a situação da Liberdade de Imprensa melhorou bastante nós últimos tempos na Guiné-Bissau.

Presidente do SINJOTECS Mamadú Candé
Mamadú Candé em declarações exclusivas hoje à ANG, no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Liberdade de imprensa assinalado no passado dia 3 de Maio em todo o mundo,  disse que do ano passado a está parte não tem havido abusos, violência, nem prisões contra os profissionais da imprensa.

O Presidente do SINJOTECS adiantou que em relação aos tempos passados a liberdade de imprensa melhorou mais, acrescentando que a classe jornalística ainda não está independente e nem dispõe daquela liberdade de imprensa que o mundo quer e almeja.

“A nossa democracia por várias razões ainda não pode contar com uma imprensa livre e independente. Isto porque, continuamos com dificuldades. Por exemplo em termos de melhorias salariais a nossa classe é dos piores em relação a outros funcionários do país", lamentou.

Aquele líder sindical disse que grande na grande parte das redacções dos órgãos de comunicação social as condições de trabalho não ajudam os profissionais e estão ainda bastante atrasados no que concerne as novas tecnologias,  por isso apelou as novas autoridades a tudo fazerem para inverter a situaçâo.

Mamadú Candé sublinhou que ainda  a imprensa é o quarto poder e apesar de não ser eleito tem a força de fazer coisas tanto para o mal como para o bem do país.

"Portanto, é preciso que as novas autoridades prestem muita atenção a está área que é muito importante na vida de uma democracia". exortou.

Falando em concreto sobre os preparativos para o dia da liberdade da imprensa, o Presidente do SINJOTECS disse que este ano a data vai ser assinalada já amanhã, dia 05, com o apoio do Gabinete das Nações Unidas na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) e a Universidade Lusófona da Guiné (ULG), onde serão realizadas Jornadas de Reflexão com as presenças do Presidente da República e do Primeiro-Ministro entre outras personalidades.

Mamadú Candé aconselhou aos profissionais da comunicação social a praticarem um jornalismo de qualidade baseado no respeito pela lei e as autoridades, acrescentando que  “só quando conseguimos fazer um jornalismo de responsabilidade é que as pessoas podem ou vão nos respeitar”.

"Mas quando um jornalista está ligado a um partido político ou em actividades contrárias ao Código e Deontologia jornalística perde a sua dignidade e respeito e a classe toda de uma maneira ou de outra acaba sendo penalizada “ avisou

O Presidente do SINJOTECS disse que é preciso que todos os jornalistas com a sua caneta e o seu microfone  façam tudo para que haja unidade nacional e a promoção do desenvolvimento porque o país já passou por muitos sobressaltos. ANG /MSC /SG

  

      

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário