quinta-feira, 13 de junho de 2019

ANP


Terceiro dia da Sessão Ordinária de novo marcado por divergências sobre cumprimento da Ordem do Dia

Bissau,12 Jun 19(ANG) – O terceiro dia dos trabalhos da segunda Sessão Ordinária da X Legislatura da Assembleia Nacional Popular(ANP), foi de novo marcado por  divergências entre as bancadas da maioria parlamentar constituída pelos deputados do PAIGC, APU-PDGB, União para Mudança e PND e das dos aliados  Madem G15 e  PRS, quanto a fixação da Ordem do Dia dos trabalhos.

Na Sessão de hoje presidida pelo 1º Vice Presidente do parlamento e líder da Aliança do Povo Unido(APU-PDGB), Nuno Gomes Nabian, devido a ausência do país do Presidente da ANP, Cipriano Cassamá, os deputados da aliança Madem G15 / PRS reclamaram a inclusão na agenda dos trabalhos ,a eleição do 1º Secretário da Mesa,  lugar reivindicado pelo PRS, como condição “sine qua non” para a continuidade da Sessão.

O lugar reclamado já havia sido atribuído ao PAIGC, com recurso a aplicação do método Hont, que tem sido utilizado nas legislaturas anteriores para se definir a quem pertence o lugar de 1º secretário da mesa da ANP. 

A segunda sessão ordinária da X legislatura foi iniciada no passado dia 11 do corrente mês mas suspensa após hora e meia de trabalhos devido a discordância  dos dois partidos: o Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15) e o Partido da Renovação Social (PRS) face ao projeto da Ordem do Dia.

As duas formações que fazem oposição a maioria parlamentar  exigem que a agenda se resumisse em um ponto: eleição do segundo vice-presidente e do primeiro secretário da mesa da ANP.

A recusa por parte da maioria de satisfazer essa exigência motivou uma tentativa de invasão da mesa, obrigando ao presidente da ANP, Cipriano Cassamá,  a suspender a sessão.

Após a retoma da Sessão os deputados dos partidos que constituem a maioria parlamentar aprovaram em plenária a proposta da Ordem do Dia, tendo  colocado no primeiro ponto da agenda, a eleição do 2º Vice Presidente da Mesa da ANP, lugar que deve ser ocupado pelo Movimento para Alternância Democrática(Madem G15), deixando de fora o lugar do 1º Secretário  reivindicativo pelo PRS, com alegações de que  não  consta na proposta inicial de Agenda aprovada pela Comissão Permanente da ANP.

Na quarta-feira segundo dia dos trabalhos , as discussões na plenária ficaram marcadas por trocas de acusações entre os deputados das  bancadas rivais durante o chamado “Período Antes da Ordem do Dia” até que o Presidente do parlamento, Cipriano Cassamá deu por encerrada a Sessão.

O líder da Bancada Parlamentar do Partido da Renovação Social(PRS), Sola Inquilin disse que defende um reajustamento do projeto da Ordem do Dia, que passa  pela eleição do 1º Secretário e do 2º Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Nacional Popular, segundo disse, “em cumprimento da vontade manifestada pelo povo no passado dia 10 de Março”.

A 2ª Sessão Ordinária da X Legislatura agendou  a apresentação e discussão de 12 pontos, entre os quais se destacam    a eleição do segundo Vice-presidente da Mesa da Assembleia Nacional Popular.ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário