terça-feira, 11 de junho de 2019

Bolama


ONG Cooperação da Pró-Bolama capacita seus membros com apoio de sua parceira francesa

Bissau, 11 jun 19 (ANG) – A ONG nacional “Cooperação Pró-Bolama promove nos próximos dias 14 e 15 de Junho em Bolama uma jornada de formação dos seus membros com apoio da sua parceira de França, denominada Conservatoire du Litoral.

Para o efeito, uma delegação da Conservatoire du Litoral chega esta terça-feira à Bissau.

Segundo um comunicado à imprensa do Secretariado Executivo  desta ONG, assinado por Manuel Lopes, e entregue esta terça-feira na redação da ANG, a iniciativa se desenvolve no quadro  da integração da ilha de Bolama numa organização internacional denominada “Small Island Organization(SMILO)”, Associação de Pequenas Ilhas Sustentáveis, que já integra 15 pequenas ilhas em todo o mundo.

De acordo com o comunicado, o SMILLO visa a consecução da melhoria do equilíbrio entre o desenvolvimento humano e a gestão dos recursos insulares, promovendo, de forma gera,, a preservação e desenvolvimento das pequenas ilhas de forma sustentável.

“Para essa integração, Bolama criou um espaço de convergência institucional e comunitária, denominada de Comité Insular de Bolama(CIB), com estruturas orgânicas locais que assumem as rédeas desta cooperação para o desenvolvimento”, refere o comunicado.

O documento destaca que a organização francesa”Conservatoire du Litoral, sedeada na Ilha de Parquerole, em França, com larga experiência na conservação e promoção do desenvolvimento sustentável numa ilha, decidira partilhar a sua experiência de mais de duas décadas pelo mumdo inteiro, patrocinando a criação de uma estrutura internacional autónoma.

A Ilha de Bolama foi declarada em 1996 pela Unesco, Reserva da Biosfera mas o secretariado executivo da Pró-Bolama trabalha para que todo o arquipélago dos Bijagós seja declarado Património Natural e Cultural da Humanidade. ANG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário