segunda-feira, 3 de junho de 2019

Cinema


Cineasta e realizador guineense diz  que a evolução do cinema é quase nula no país  

Bissau, 03 Jun 19 (ANG) – O Cineasta e Realizador Walker Bunque afirmou esta semana que a evolução do cinema na Guiné-Bissau é quase nula uma vez que, na prática, não se vê.

Segundo o actor que falava ao programa “No Fundo das Artes “,da Rádio Capital FM ,  o acesso ao filme não existe na Guiné-Bissau, por isso, e diz que tem planos para, sem dizer quando, contrariar esta realidade.

Walker Bunque frisa que a iniciativa passa pela criação, um dia, de uma escola de arte, especialmente vocacionada para o cinema, a fotografia e a literatura dramática.

“Naturalmente num país que não tem industria ou seja festivais ou amostras de cinemas, é muito pouco provável que se possa falar da ideia de uma indústria cinematográfica na Guiné-Bissau. Eu tenho interesse mas não acredito que até aqui eu tenha tido acesso à filmes, por isso é que é quase nula a cartografia de actores independentes na Guiné-Bissau”, disse.

Bunque lamenta a falta de ligação de ponto de vista cultural e das orientações com o país donde provèm os seus pais .

 Para o actor que já conta com mais de 20 obras editadas na Europa e América, este é um problema real da sua  geração  que pode acabar por hipotecar toda a sua culturalidade a favor de uma aculturação imposta por Portugal ou pela Europa.

ANG/MSC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário