segunda-feira, 24 de junho de 2019

Política


Aristides Gomes reconduzido nas funções de PM
Bissau, 24 jun 19 (ANG) - O Presidente da República  cessante, José Mário Vaz, sob proposta do PAIGC reconduziu e deu posse no sábado a Aristides Gomes como primeiro-ministro, na presença do corpo diplomático e das chefias militares, mas na ausência dos partidos da oposição MADEM-G15 e PRS.

O Presidente José Mário Vaz, cujo mandato terminou no  domingo (23/06), publicou um decreto onde se lê: "Aristides Gomes é nomeado primeiro-ministro", o que põe termo a semanas de impasse político na Guiné-Bissau, devido a divergências sobre a escolha do chefe do executivo, lê-se também do documento.
Presente no acto, Odete Semedo, a segunda vice-presidente do PAIGC, partido vencedor das legislativas de 10 de Março, afirmou que o Partido conseguiu "dar mais um passo nesse processo".
Aristides Gomes, primeiro-ministro, com mandato renovado, numa curta declaração a imprensa prometeu : "vamos continuar a trabalhar para o país".
O também sociólogo formado em França Aristides Gomes com 64 anos, assume novo desafio de dirigir a governação nos próximos 4 anos no âmbito do Acordo Político de Incidência Parlamentar e Governativa assinado entre o PAIGC, APU-PDGB, União Para Mudança e Partido da Nova Democracia.
Chefe de governo pela terceira vez: entre 2005 e 2007, Aristides Gomes conduziu o país as eleições legislativas de 10 Março, com missão iniciada em Abril de 2018.
O elenco governamental pode tomar posse segunda-feira 24 de Junho, segundo o Conselheiro de Aristides Gomes para a comunicação social, Muniro Conté, a lista de membros de governo e a orgânica do executivo foram entregues no domingo ao Presidente Mário Vaz. ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário