sexta-feira, 14 de junho de 2019

Meteorologia


         Previsões do tempo apontam para queda de poucas chuvas este ano

Bissau, 14 Jun 19 (ANG)- O Director do Instituto Nacional de Meteorologia disse quinta-feira que as previsões apontam para a queda de poucas chuvas este ano.

Segundo a Rádio Pindjiquiti, Cherno Luís Mendes falava com base nas previsões divulgadas esta quinta-feira pelo Centro Regional do Comité  Inter-Estado de Luta Contra Seca no Sahel(CILSS), acrescentou  que durante os meses de Junho, Julho e Agosto do ano em curso a quantidade de chuva que vai cair, será igual, a do ano transacto.

Pediu aos directores regionais de meteorologia para informarem aos camponeses sobre o risco de não  cultivarem a terra logo depois das primeiras chuvas e  sobre a necessidade de respeitarem  o calendário agrícola.

Aquele técnico acrescentou ainda que a  tendência de fracas chuvas pode-se verificar até ao final da época chuvosa.

Cherno Mendes informou que as zonas norte, sul e insulares serão mais afectadas pela falta das chuvas.

Questionado sobre a eventualidade de cheias no país, admitiu  que pode haver casos excepcionais de chuvas durante vinte e quatro horas , e que poderão provocar inundações.

Em relação a eventuais ventos fortes ou elevadas temperaturas, disse que estão a trabalhar com alguns parceiros no sentido de produção e divulgação do boletim informativo sobre essas tempestades.

Cherno Mendes disse que as causas de diminuição das precipitações na Guiné-Bissau se devem  as condições naturais.

Bissau registou quinta-feira  a noite a queda das primeiras chuvas com maior intensidade, desde que se entrou na época chuvosa que normalmente inicia em Maio. 

Há informações de que terá chovido em todo o país. ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário