sexta-feira, 14 de junho de 2019

RDC


                                     Tensão política compromete governo
Bissau, 14 jun 19 (ANG) - A tensão política voltou ao rubro entre militantes do partido do presidente Félix Tshisekedi e os da força política do seu antecessor Joseph Kabila, na República Democrática do Congo.
Um cenário que complica ainda mais a formação do governo no antigo Congo belga.
Segundo a polícia, várias sedes de partidos foram atacadas na capital na quinta-feira.
As duas coligações no poder, a UDPS, União para a democracia e o progresso social, e o PPRD, Partido para a reconstrução e democracia, respectivamente pró Tshisekedi e pró Kabila, parecem estar cada vez mais de costas voltadas.
E, com provocações de parte a parte, e ainda sem fumo à vista quanto à formação de um novo governo.
O executivo deveria contar com uma maioria de ministros pró Kabila, vencedores das legislativas.
Este aumento de tensão coincidiu com a declaração de Martin Fayulu que tanto Tshisekedi como Kabila teriam "assassinado o Estado de direito".
Aquele que continua a declarar-se como vencedor das presidenciais reagia, desta feita, ao facto de ter sido invalidada a eleição de 23 deputados do seu movimento "Lamuka" (Acorda em lingala).
O Tribunal constitucional validou, com efeito, esta semana um reforço de cerca de 20 deputados para o partido de Kabila que consegue a maioria absoluta no parlamento, não obstante não ter conseguido a vitória nas presidenciais.
Fayulu denunciou uma decisão extemporânea da justiça e anunciou uma manifestação para esta quinta de mulheres e deputados.
Ele suspendeu ainda as actividades de todos os seus parlamentares e promete uma grande marcha para dia 30, dia da independência. ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário