quarta-feira, 19 de junho de 2019

Política/presidenciais


  Presidente da República marca eleições presidenciais para 24 de Novembro

Bissau,19 Jun 19(ANG) – O Presidente da República fixou a data de 24 de Novembro do ano em curso para a realização das eleições presidenciais através do Decreto Presidencial número 5, publicado na terça-feira.

José Mário Vaz marcou a data parta o escrutínio presidencial, depois de ter auscultado terça-feira, os partidos com e sem assento parlamentar, a Comissão Nacional de Eleições, o Governo e a Assembleia Nacional Popular(ANP), para o efeito.

A Comissão Nacional de Eleições(CNE), tinha proposto no seu cronograma a realização das eleições à 3 de Novembro do ano em curso e a segunda volta à 8 de Dezembro.

O país aguarda ainda a nomeação do novo primeiro-ministro e consequentemente  formação do Governo da X Legislatura, após a carta endereçada pelo Presidente da República ao partido vencedor das últimas legislativas, neste caso o PAIGC, para lhe enviar o nome do futuro chefe do executivo.

Sabe-se que o PAIGC enviou o nome do seu líder, Domingos Simões Pereira, aliás os estatutos do PAIGC determinam que, em caso de vitória eleitoral, o presidente do partido é quem assume a chefia do governo.ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário