terça-feira, 18 de junho de 2019

França


              Platini detido em investigação sobre atribuição da Copa  ao Catar
Bissau, 18 jun 19 (ANG) - O francês Michel Platini, ex-presidente da UEFA, foi detido para interrogatório na manhã desta terça-feira (18) na região parisiense.
O ex-presidente da Federação Europeia de Futebol é suspeito de envolvimento no escândalo de corrupção sobre a a atribuição da Copa do Mundo do Catar, em 2022.
O ex-craque francês está sendo ouvido pelos agentes do escritório central de luta contra a corrupção e delitos financeiros e fiscais, em Nanterre, na periferia de Paris, revelou o site de notícias Mediapart.
Além de Platini, o ex-secretário-geral do Palácio do Eliseu sob a presidência de Nicolas Sarkozy, Claude Guéant, também é ouvido pelos investigadores como um "suspeito livre", em conexão com a investigação preliminar que é realizada desde 2016 pelo polo financeiro do Ministério Público (PNF) francês, em colaboração com a justiça da Suíça e dos Estados Unidos.
O inquérito apura suspeitas de "corrupção privada", "associação de criminosos", " tráfico de influência e ocultação de tráfico de influência", segundo uma fonte policial. Sophie Dion, ex-conselheira para o Esporte do governo Sarkozy também foi colocada sob custódia.
O PNF busca esclarecer o papel da França e de seus representantes políticos e desportivos na decisão da Federação Internacional de Futebol (Fifa) de designar o Catar como país sede da Copa do Mundo de 2022.
A escolha foi anunciada em 2 de dezembro de 2010, mas foi muito criticada na época. O polo financeiro do Ministério Público francês investiga uma reunião que teria abordado o assunto no Palácio do Eliseu, no dia 23 de novembro de 2010, conforme revelaram vários jornais desportivos três anos mais tarde.
Naquela data, Sarkozy convidou o então príncipe herdeiro do Catar, Tamim ben Hamad al Thani (emir da monarquia desde 2013), para almoçar no Palácio do Eliseu, nove dias antes da votação na Fifa que oficializou a escolha do Catar como anfitrião do Mundial de 2022.
 Platini, então presidente da UEFA e vice-presidente da Fifa, participou do almoço, assim como Guéant. O jornal le Monde revelou que estavam presentes no almoço o então primeiro-ministro do Catar Hamad ben Jassem al Thani e Sophie Dion.ANG/RFI/AFP

Sem comentários:

Enviar um comentário