quinta-feira, 20 de junho de 2019

Tempo


          Tempestade devasta  Binar e deixa cerca de 60 famílias sem abrigo

Bissau,20 Jun 19(ANG) – Uma tempestade devastou na passada terça-feira a secção de Binar, sector de Bissorã, na região de Oio, norte do país,  tendo deixado sem abrigo cerca de 60 famílias, para além de danos materiais incalculáveis.

Segundo o que apurou o repórter da ANG junto de alguns sinistrados, a trovoada seguida de ventos fortes surpreendeu os populares da secção de Binar por volta das 21h00 horas de terça-feira, dia 18 do corrente mês.

“Ventos fortes arrancaram parcialmente  a cobertura  da minha casa. Na altura, toda a minha família que se encontrava no interior da casa entrou  em pânico, inclusive a minha filha menor assustada fugiu para a casa vizinha”, explicou uma das vítimas, Alberto Bussa Quimatcha.

Apela às autoridades competentes no sentido de apoiarem as vitimas da tempestade em Binar para evitar a destruição completa  das suas casas tendo em conta que já estamos em pleno período chuvoso.

Domingos Carlos Quidom, outra vítima, também afirmou  que a trovoada devastou-lhe toda a cobertura da casa para além de estragos causados aos seus  electrodomésticos, num valor incalculável em dinheiro.

Pediu todas as pessoas de boa vontade para lhes socorrer caso contrário não terão  onde ir se abrigar com a família.

Uma outra vítima de nome Serra Caby disse que a tempestade causou-lhe enormes danos materiais. “Todo o meu  stock de géneros alimentícios ficou destruído, inclusive o arroz. As minhas  vacas e cabras também ficaram feridas e não sei de vão resistir a morte ou não”, informou.

Serra Caby disse que se não receberem ajudas de emergências, as suas campanhas agrícolas do presente ano ficarão comprometidas, acrescentando que, os danos materiais por ele  sofrido podem ser avaliados em cerca de cinco milhões de francos CFA.

Por sua vez, Marinho Quadé explicou que se não for ajuda de Deus não estariam hoje a falar, porque seriam todos mortos. “A trovoada e o vento forte abalou repentinamente a vila de Binar e não demorou mais de dez minutos para causar tantos danos”, explicou.

A tempestade arrancou de raiz muitas árvores, devastou por completo a vedação de “quirintim” do Estádio de Futebol local.

“As nossas roupas e outros mantimentos da família foram totalmente atingidas e estragadas”, lamentou Quadé.

Marinho Quadé voltou a pedir apoios do Governo para as populares vitimadas pela tempestade da secção de Binar.

Fatinha Tavares, outra vítima da tempestade afirmou que desde que povoaram em Binar nunca viu fenómeno do tipo, frisando que só tem que agradecer a Deus porque não causou nenhuma perda humana.

O ancião João Miranda disse que a trovoada foi muito rápida em causar grandes estragos em Binar, sublinhando que nunca viram fenómenos do tipo em Binar. “Depois da tragédia se a chuva não tivesse parado, causaria muito mais danos”, disse.

João Miranda pediu apoios do Governo às vítimas de tempestade em Binar, acrescentando contudo que uma missão da Cruz Vermelha já está a fazer o levantamento de danos junto das vítimas.

Satú Cassamá outra vítima, ao responder as questões dos jornalistas sobre o sucedido, começou por deitar lágrimas, lamentando o estado degradante em que a tempestade deixou a sua casa e a do seu pai. “Já não temos ninguém na família com meios financeiros para nos ajudar a erguer de novo as nossas habitações”, lamentou Cassama com lágrimas nos olhos.ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário