segunda-feira, 10 de junho de 2019

Economia


                             Rússia e China defendem nova ordem económica
  Bissau, 10 jun 19 (ANG) - Vladimir Putin lançou um apelo para que seja reconsiderado o papel do dólar no sistema financeiro mundial,no âmbito do Fórum Económico Internacional de São Petersbugo e   da visita de Estado, efectuada pelo Presidente chinês Xi Jinping à Rússia.
Putin estimou que a moeda norte-americana tornou-se um instrumento de pressão utilizado pelos Estados Unidos.
Putin e Jinping denunciaram as desigualdades provocadas pela actual ordem económica, bem como puseram em causa o domínio dos Estados Unidos sobre a economia mundial.
No seu discurso diante de dirigentes políticos e empresários que participaram no Fórum Económico Internacional de São Petersbugo, o Presidente da Rússia acusou os Estados Unidos de querer alargar a sua jurisdição ao resto do mundo.
O chefe de Estado russo, criticou a retórica da guerra comercial e das sanções e apelou para que seja reconsiderado o papel do dólar norte-americano no contexto do comércio global,bem como denunciou a pressão dos Estados Unidos sobre os outros países.
Vladimir Putin, destacou nomeadamente os esforços de Washington para impedir a construção do Nord Stream 2, um importante gaseoduto que ligará a Rússia à Alemanha e reprovou a pressão de Washington sobre a firma chinesa Huawei. Putin acusa Washington de querer banir Huawei do mercado global.
O Presidente chinês Xi Jinping, realçou a necessidade de superar as desigualdades vigentes no sistema económico mundial.
Jinping afirmou que a China está pronta para partilhar,com o resto do mundo,as invenções tecnológicas, designadamente a 5G de Huawei.
Durante a visita de três dias de Xi Jinping à Rússia foram assinados bilateralmente várias dezenas de acordos, nos domínios do comércio online, das telecomunicações, do gás e de outros sectores.
A União Europeia permanece o primeiro parceiro económico da Rússia, mas regista-se um incremento no comércio entre Moscovo e Pequim.
O aumento das trocas comerciais, entre a Rússia e a China atingiu em 2018 o volume de negócios recorde de 108 mil milhões de dólares.
ANG/RFI 

Sem comentários:

Enviar um comentário