segunda-feira, 17 de junho de 2019

Política


“Uma mulher à testa da nação guineense terá sensibilidade para problemas reais do povo “, diz Nancy Schwartz

Bissau, 17 Jun 19 (ANG) – A candidata às próximas eleições presidenciais na Guiné-Bissau defendeu recentemente que com uma mulher à testa da nação guineense haverá sensibilidade para problemas reais do povo. 

Segundo Jornal Nô Pintcha, a socióloga Nancy Schwartz de 46 anos de idade fez estas declarações numa entrevista à DW-África em que disse que pretende mudar o rumo do país.

Aquela jovem disse que a Guiné-Bissau vive numa encruzilhada política sem fim à vista, lembrando que o mandato do atual Chefe de Estado termina no dia 23 do mês em curso, mas que ainda não nomeou o primeiro-ministro para formar governo.

Nancy Schwartz disse que a sua candidatura irá trabalhar em estreita colaboração com todos os atores sociais guineenses, para a construção de uma sociedade inclusiva e equilibrada.

Garantiu que, ser for eleita presidente, vai fortalecer o Estado de Direito Democrático com base na heterogeneidade, onde haverá uma estabilidade governativa, uma relação profícua entre a presidência, o governo e demais instituições do Estado.

Questionada sobre a atual crise política vivido há quatros anos na Guiné-Bissau, respondeu que a situação tende a agudizar-se, por que não há vontade para se estabelecer o diálogo entre os atores políticos e que não  trabalham para o bem do povo.

“Se for eleita primeira magistrada da nação a minha prioridade será colocar em cima da mesa um conjunto de auscultações já realizadas, reunir todas as equipas multidisciplinares tanto na Diáspora como entre residentes no país, colaborar com o executivo e encontrar as prioridades para permitir uma convivência sã entre as instituições do Estado”, disse.

Nancy Schwarz, 46 anos de idade é licenciada em Sociologia, em Portugal, encontra-se em Lisboa a recolher assinaturas para formalizar a sua candidatura às presidenciais ainda sem data mas que deverá ter lugar ainda este ano.

A activista social iniciou a sua caminhada às presidenciais de 2019 desde 2011 em Londres(Inglaterra) através de um grupo denominado “ Amanhã Guiné-Bissau”. ANG/JD/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário