quinta-feira, 27 de junho de 2019

ANP


       Satú Camará eleita segunda vice-presidente do parlamento guineense

Bissau,27 Jun 19(ANG) – A deputada Satú Camará, do Movimento para a Alternância Democrática(Madem G-15), foi eleita terça-feira segunda vice-presidente da Assembleia Nacional Popular guineense com 54 votos a favor dos deputados da maioria parlamentar.

Antes da  votação, os deputados do Madem G 15 e do Partido da Renovação Social(PRS), abandonaram a sala, em protesto, porque também queriam votar um nome para o primeiro secretário da mesa, algo que não estava na Ordem do Dia.

A Comissão Permanente do Movimento para a Alternância Democrática(Madem G-15), indicou na passada sexta-feira o nome da deputada Satú Camará para o cargo de segunda vice presidente da mesa do parlamento guineense em substituição de Braima Camará que abdicou das referidas funções, após o seu nome ter sido chumbado por duas vezes.

O deputado Domingos Quadé, da Bancada Parlamentar do Partido da Renovação Social(PRS), disse lamentar o que aconteceu  na ANP, acrescentando que os valores da democracia foi quebrado na casa onde é produzido.

“A Mesa da ANP não é uma qualquer porque é uma estrutura importante para o Estado, mas o PAIGC está habituado a práticas de actos que não vão em consonância com os valores da democracia. A título de exemplo fecharam o parlamento durante três anos”, disse.

O líder da Bancada Parlamentar do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde(PAIGC), elogiou os deputados da maioria parlamentar pela “demonstração de atitudes democrática” nesta décima legislatura.

 “Quremos felicitar os deputados tanto do PAIGC, APU-PDGB, União para a Mudança e o Partido da Nova Democracia para mais uma demonstração de atitudes democráticas que devem orientar a X legislatura”, elogiou Califa Seide.

Disse reconhecer que na democracia é a maioria que vence, acrescentando que a minorai tem todo o direito de abandonar a plenária de forma a manifestar alguma indignação ou não aceitação de algo.ANG/ÂC//SG
.

Sem comentários:

Enviar um comentário