sexta-feira, 14 de junho de 2019

Saúde pública


                                      OMS pede sangue seguro para todos

Bissau,14 Jun 19(ANG) – Celebra-se hoje, 14 de Junho, em todo o planeta, o Dia Mundial do Dador de Sangue, subordinado ao tema “ Sangue seguro para todos”.

O Director Regional da Organização Mundial de Saúde para a Região Africana, em mensagem divulgada por ocasião da efeméride e enviada à ANG, disse que   o tema da campanha deste ano tem como foco a doação de sangue e o acesso universal à transfusão de sangue segura como meio de concretizar uma cobertura sanitária universal.

Na mensagem Matshidiso Moeti afirmou que o referido tema encoraja fortemente mais pessoas em todo o mundo a serem doadores de sangue e a doarem sangue regularmente.

“O tema desta ano, “Sangue seguro para todos”, chama a atenção para o papel fulcral que a doação voluntária de sangue desempenha na concretização da meta da cobertura sanitária universal da saúde”, sublinhou o Director Regional da OMS.

Disse que a comemoração do Dia Mundial do Dador de Sangue é uma oportunidade para agradecer aos doadores voluntários, sem qualquer remuneração  e cujas doações salvam  vidas humanas.

Prosseguiu que também serve para promover a sensibilização e o acesso a sangue e componentes sanguíneos seguro e de qualidade garantida para todos.

Aquele responsável acrescentou que a transfusão de sangue é uma parte de saúde resiliente.

“A transfusão de sangue é essencial para se concretizar o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 3.8 que diz respeito à saúde, que procura garantir uma vida saudável, e promover o bem-estar para todas as idades”, referiu Matshidiso Moeti.

Afirmou na mensagem que, de facto, a transfusão de sangue segura contribui para a redução da mortalidade materna e as mortes de recém-nascidos e de crianças com menos de cinco anos.

Acrescentou ainda que a transfusão sanguínea previne as epidemias de doenças transmissíveis, tais como a sida, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas, e também para o combate à hepatite , assim como a mortes por  lesões resultantes de acidentes de viação.

O Director Regional da OMS para Região Africana disse que em África os países têm alcançado progressos significativos para melhorarem a disponibilidade e o acesso a sangue e a componentes sanguíneos seguros e com garantia de qualidade, mas que,contudo, a necessidade de transfusões de sangue está a aumentar e muitos doentes ainda enfrentam o problema de escassez de sangue.

“Por esta razão, exorto os países a apoiarem as doações de sangue voluntárias, como uma componente primária para a concretização da cobertura sanitária universal e a assegurarem o financiamento sustentável para os serviços nacionais de transfusão de sangue”, disseANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário