terça-feira, 11 de junho de 2019

ANP


Sessão suspensa após ameaça de invasão da mesa por parte de deputados do PRS e Madem-G15 

Bissau,11 Jun 19(ANG) – O Presidente da Assembleia Nacional Popular(ANP) Cipriano Cassama mandou suspender a primeira Sessão Ordinária da X Legislatura hoje aberta devido as ameaças dos deputados aliados do Movimento para Alternância Democrática(MADEM G15) e do Partido da Renovação Social(PRS) de assaltar a mesa do parlamento.
Imagem do momento da invasão da mesa da ANP

As divergências começaram logo depois do anúncio da Ordem do Dia por parte da segunda secretária da ANP, Gabriela Fernandes.

No entendimento dos deputados do MADEM G15 e do PRS os pontos agendados não deviam ser discutidos nessa Sessão.

Afirmaram que apenas deviam ser agendados os  pontos que têm a ver com a eleição do 2º Vice Presidente da ANP, e do  1º Secretário da Mesa da ANP, que entretanto havia sido eleito na sessão anterior, em que os referidos deputados abandonaram a sala de reuniões.

O deputado do Partido da Renovação Social(PRS) Sola Nanquilin pediu de imediato aos colegas da sua formação política e do MADEM G15 para se invadir a mesa da ANP e em resultado o Presidente do parlamento mandou, de imediato, suspender a sessão.

A primeira sessão ordinária da X Legislatura que hoje inicia deveria decorrer até dia 22 de Julho próximo e nela serão discutidos, entre outros assuntos, a votação do Projecto Lei dos Oficiais de Justiça, da Lei Orgânica das Secretárias Judiciais e Privativas do Ministério Público, proposta do Estatuto Remuneratório da Polícia Judiciária, eleição do 2º Vice Presidente da Assembleia Nacional Popular, a proposta da Renovação do Mandato da Comissão Organizadora da Conferencia Nacional.

O lugar de 2º vice-presidente pertence ao Madem G-15, na qualidade de segunda força política mais votada nas legislativas de 10 de março passado. Na eleição do candidato do Madem designado para esse lugar, Braima Camará, a maioria dos deputados votou contra a proposta de Braima Camará para essas funções, tendo sido sugerido ao partido para designar outro elemento, o que recusara fazer.

O PRS, por seu lado, reclama o lugar de 1º secretário, entretanto atribuido ao PAIGC em resultado da aplicação do método de Hont, que o parlamento terá aplicado em legislaturas anteriores para a distribuição de lugares na mesa.

Entretanto últimas informações dão conta que os deputados dos partidos que constituem a maioria no parlamento nomeadamente o PAIGC, APU-PDGB, União para Mudança e PND já retomaram os trabalhos e aprovaram  a Ordem do Dia dos trabalhos da ANP.
 ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário