quarta-feira, 19 de junho de 2019

Política


Presidente da República nega  nomeação de DSP ao cargo de primeiro-ministro

Bissau, 19 jun 19 (ANG) -  O presidente da República, José Mário Vaz rejeitou a proposta do PAIGC para nomeação de Domingos Simões Pereira(DSP), lider do partido, ao cargo  de Primeiro-ministro.

Em carta datada de 18 de junho, (terça-feira) publicada hoje nas redes sociais, O chefe de estado não indicou as razões dessa recusa, depois de convidar ao PAIGC para lhe indicar alguém que seria nomeado primeiro-ministro.

“Enquanto Presidente da República e, nesta qualidade, fazendo jus aos poderes costituicionais que se me reservam, declino a proposta  de nome feita pelo vosso partido para a nomeação ao cargo de primeiro-ministro”, lê-se na carta.

Em alternativa, o  chefe de Estado solicitou ao PAIGC para indicar outro nome para essas funções.

Segundo o jornalista, Nicolau Gomes Dautarim , que cita fontes ligadas ao PAIGC, a Comissão Permanente desta formação políica vai reunir-se com caracter de urgência para se posicionar sobre a decisão do Presidente José Mário Vaz.

O PAIGC foi o vencedor das eleições legislativas de 10 de março passado com 47 deputados mas garantiu uma maioria parlamentar de 54 deputados através de acordos de incidência governativa e parlamentar celebrados com três outras formações políticas.

A Constituição da República determina que o primeiro-ministro é  nomeado tendo em conta  os resultados eleitorais.

ANG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário