quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Política


Governo condena convocação da “pretensa” reunião do Conselho Superior da Defesa Nacional

Bissau,06 Nov 19(ANG) – O governo  condenou  a convocação da “pretensa”, reunião do Conselho Superior da Defesa Nacional pelo candidato José Mário Vaz, nos moldes em que o fez e no momento em que decorre a campanha eleitoral para as presidenciais de 24 de Novembro.

Em comunicado da reunião do Conselho de Ministros Extraordinário, realizado esta quarta-feira, na qual se analisou a actual situação política do país, o colectivo ministerial refere que essa iniciativa de José Mário Vaz configura uma grave atentado ao clima de paz e estabilidade reinante na Guiné-Bissau e confirma a tentativa de golpe de Estado denunciado em tempo útil pelo primeiro-ministro.

O Conselho de Ministros denunciou a ignóbil tentativa do candidato José Mário Vaz de impor, à todo o custo, o Governo inconstitucional e ilegal por ele instituído e que foi condenado por toda a comunidade internacional.

O executivo condenou toda e qualquer tentativa de coacção e ameaças sobre os agentes de segurança e ordem, visando levá-los a executar o plano de golpe de Estado.

Congratulou-se e encoraja as forças  de segurança e ordem pública a manterem-se fiéis aos desígnios da paz, e estabilidade, e determinados ao cumprimento da sua missão republicana de defesa da ordem democrática estabelecida.

O Governo exortou as forças de Defesa e Segurança a manterem-se equidistantes das actuais querelas políticas cuja responsabilidade cabe, por inteiro , ao candidato José Mário Vaz.

Apela aos funcionários públicos que prestem serviços no Palácio do Governo a retomarem os trabalhos naquelas instalações a partir de amanha, dia 07 de Novembro.

O executivo de Aristides Gomes apela ainda  as forças vivas da nação e ao Povo em geral a se manterem calmos e serenos perante esta vã tentativa do candidato José Mário Vaz, de provocar a desestabilização do país e comprometer o processo eleitoral em curso, bem como impedir a realização do julgamento dos suspeitos de tráfico de droga, detidos no quadro da Operação Carapau, levada a cabo pela Polícia Judiciária guineense, em colaboração com as suas congéneres internacionais. ANG/ÂC//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário