quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Presidenciais 2019


Secretária Executiva da Comissão Nacional das Eleições pede maior responsabilidade aos jornalistas neste período eleitoral

_____________________________________________________________________________________________________________________________ Bissau, 07 nov 19 (ANG) – A Secretária Executiva da Comissão Nacional das Eleições (CNE) Felisberta Moura Vaz pediu aos jornalistas para se cuidarem das mensagens que divulgam nos meios de comunicação social sobretudo neste período eleitoral.

Felisberta Moura Vaz que falava no encerramento do ateliê de capacitação dos profissionais da Comunicação Social sobre a cobertura mediática das eleições, organizada pela Rede de Estruturas de Gestão Eleitoral na África Ocidental (RESAO) e Comissão Nacional das Eleições (CNE), pede  aos jornalistas para serem pessoas que vão tranquilizar os corações dos cidadãos, acrescentando que, na situação em que o país se encontra, os jornalistas não devem levar só mensagem informativas, mas também de paz e de união entre os guineenses.

“ Sabe-se que as mensagens transmitidas nos meios de comunicação social, em segundos, chegam em velocidade que ninguém imagina.Por isso devem ser sempre cuidadosos e apaziguadores”, referiu.

Disse que é fundamental colocar na prática os ensinamentos adquiridos no seminário, e agradeceu aos facilitadores e participantes pela disponibilidade demonstrada durante os dois dias de formação.

Com esse ateliê almeja-se criar um grupo de profissionais da Imprensa treinados para a cobertura eleitoral, que colabore na prevenção de conflitos, potencie informações credíveis e que promova a paz durante as eleições , para  minimizar os riscos de desinformação potenciados pela imprensa digital e redes sociais.

A construção de relações benéficas entre a Imprensa e outros atores eleitorais e políticos, incluindo a administração eleitoral, segundo Felisberta Moura, constitui também um objetivo da Rede das Comissões Nacionais de Eleições da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (ECONEC).

A ECONEC, através deste ateliê, espera estabelecer uma rede de jornalistas especializados em cobertura eleitoral ao nível regional, rede esta que agrupa profissionais da Imprensa dos setores tradicional e digital, comprometidos em reportar/cobrir eleições com base nas melhores práticas e padrões internacionais.

A organização ainda espera estabelecer um Código de Conduta e Diretrizes de Cobertura Eleitoral da Imprensa na região da CEDEAO, um desejo alinhado com os objectivos da Organização de consolidar a democracia através de eleições credíveis, justas e transparentes, que potenciem a paz duradoira e desenvolvimento das Nações e dos povos na sub-região. ANG/DMG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário