sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Tentativa de demissão do Governo


LGDH qualifica de “vergonhoso” pressões exercidas contra  forças de defesa e segurança para inverter a ordem constitucional

Bissau, 08 nov 19(ANG) – A Liga Guineense dos Direitos Humanos qualificou de triste, vergonhoso e lamentável acompanhar a confissão pública de pressões indevidamente exercidas contra as forças de Defesa e Segurança.

A organização de Direitos Humanos se referia às declarações do Presidente da República cessante, José Mário Vaz, que dissera recentemente num comício de campanha eleitoral que as forças de Defesa e Segurança se recusaram a acatar a sua ordem de fazer o Governo de Aristides Gomes cumprir o seu decreto de demissão, considerado inconstitucional.

 A liga considera que o candidato José Mário Vaz tem tem a obrigação constitucional de apoiar e incentivar submissões ao ditames da lei e não a execução do Decreto presidencial manifestamente ilegal e absurdo que demitiu o governo de Aristides Gomes na segunda feira passada, dia 28 de outubro.

Segundo a liga essas declarações confirmaram a tentativa de instrumentalização das forças de defesa e segurança,como armas de arremesso politico  para que seu Decreto tenha efeito.

Em comunicado, a liga elogiou a postura de neutralidade assumida pelas forças de defesa e segurança face as disputas políticos partidárias, “provando o carácter republicano” que lhe é inerente,apesar de várias tentativas de as implicarem na definição do rumo politico do país.

Em comício de campanha, José Mário Vaz lamentou que tenha provido duas reuniões mas que não surtiram efeito porque os militares e os agentes da ordem se recusaram a interferir-se para a instalação do governo “inconstitucional” de Fautino Imbali, condenado pela comunidade internacional.

ANG/LPG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário