quinta-feira, 3 de novembro de 2022

 

Dia dos fiéis defuntos/Padre critica cirstãos que perderam o “verdadeiro sentido dos defuntos

Bissau,03 Nov 22(ANG) – O Padre Davide Sciocco disse acreditar que o significado do Dia de Fiéis Defuntos ainda permanece entre homens e que há uma “fé forte” em alguns cristãos que oram nas campas dos seus entes queridos.

Sciocco afirmou que, contudo, nem todos têm o mesmo sentimento, porque “perderam o verdadeiro sentido do dia dos defuntos”.

“Humanamente, hoje é o dia em que nos lembramos, de maneira especial, dos nossos defuntos. Para os cristãos, hoje é o dia em que rezamos para todos os defuntos, aqueles que não conhecemos ou que foram esquecidos porque morreram abandonados”, salientou.

Adiantou que o dia não deve servir como de festa ou de beber vinho, mas sim  de orações, de lembrança e de reunir a família.

O Vigário Geral da Diocese de Bissau falava aos jornalistas, na quarta-feira, após a celebração da missa dedicada aos defuntos, no Cemitério Municipal de Bissau.

Na Guiné-Bissau, a data é celebrada com a deposição de coroas de flores pelos familiares e conhecidos nas campas dos seus entes queridos, mas também se constata que algumas pessoas assinalaram o dia em “ambientes de festa” e com bebidas alcoólicas no cemitério.

Davide Sciocco explicou  que o dia é de dor e de sofrimento, porque familiares lembram dos seus defuntos, mas também o mesmo sofrimento é vivido na luz da fé de Jesus Cristo, que morreu e no terceiro dia venceu a morte.

Disse que  todas as religiões e culturas têm uma lembrança, gestos e rituais diferentes para os defuntos, mas o dia é celebrado pelos cristões, porque “Jesus diz no evangelho que ele é a ressurreição e vida e na segunda leitura, São Paulo disse que os homens estão cheios de confiança, porque irão morar  com Cristo”.

Segundo o jornal O Democrata, algumas pessoas interpeladas no Cemitério Municipal de Bissau disseram que se deslocaram ao cemitério para marcar a sua presença nas sepulturas dos seus entes queridos para rezar e pedir a Deus que as suas almas descansem em paz e lembrar momentos em que conviveram juntos na terra.


“Para além do Dia dos Defuntos, todas as famílias devem lembrar dos seus defuntos nos dias de oração para que possam ser perdoados”, defenderam.

O dia 02 de novembro é celebrado como o Dia de Defuntos pelos fiéis cristãos um pouco por todo o mundo. ANG/O Democrata

 

Sem comentários:

Enviar um comentário