quinta-feira, 10 de novembro de 2022


UEMOA
/Guiné-Bissau acolhe XXVI Reunião Anual das instituiçoes de Concursos Públicos 

Bissau, 10 Nov 22(ANG) – A Guiné-Bissau vai acolher, em 2023, a XXVI Reunião  Anual do Observatório  Regional das Instituições ligadas aos Concursos Públicos  dos Estados Membros da União Económica e Monetária de África Ocidental (UEMOA).

A informação vem expressa numa nota informativa enviada hoje à ANG, segundo a qual a decisão foi tomada na  25º encontro, realizado em Outubro último, em Ougadougou, Burkina Faso, onde a Autoridade Reguladora dos Concursos Públicos da Guiné-Bissau (ARCP-GB) apresentou a candidatura.

 A nota refere  ainda que, em termos específivos, a reunião  de Ougadougou serviu para examiniar o estado da implementação dos regulamentos comunitários relativos aos concursos públicos  e delegação  do serviço público.

Os documentos apresentados  nessa reunião, segundo o comunicado, comprovam os modelos de funcionamento das autoridades de regulação de concursos públicos dos países membros da União.

De acordo com o documento, o enconto de Ouagadougou juntou as autoridades de regulação e as Direções Gerais de Concursos Públicos dos países da zona franco CFA, e tinha como objectivo fazer o balanço anual de actividades de cada estado e perspetivar acções futuras,visando harmonizar as políticas em matéria de regulação e contratações públicas.

A ARCP-GB,criada em 2012, no âmbito  da diretiva número cinco de 2005 da UEMOA, é uma entidade pública , com propósitos designadamente , de garantir uma regulação  independente dos concursos públicos, com maior transparência e credibilidade  na adjudicação dos contratos públicos e no reforço da concorrência e controlos  interno e externo do mercado.ANG/JD//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário