sexta-feira, 25 de julho de 2014

Ébola fora de controlo nos países vizinhos afectados, alerta UNICEF

Bissau, 25 Jul 14 (ANG) – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), alertou quinta-feira que o vírus da ébola já matou 632 pessoas dos mais de mil infectados na Guiné-Conacri, Serra leoa e Libéria e a propagação da doença escapou o controlo das autoridades destes países.

Num encontro de sensibilização e informação mantido com os órgãos da comunicação social guineense, o representante residente do UNICEF indicou que as regiões da Guiné-Conacry que fazem fronteira com o país são das mais afectadas pela doença.

“Logicamente o país está numa zona de riscos”, prosseguiu Abubacar Sultan para de seguida informar que a organização que representa ira estar envolvida numa mega campanha para esclarecimento às populações sobre os riscos e formas de prevenir da doença.

“A Guiné-Bissau estando nesta zona, olhando para a tendência e as manifestações da doença nesses países, naturalmente isso constitui preocupação do UNICEF em garantir que o problema não afecte a população e preveni-las da eventual chegada da doença ”, proferiu o Abubacar Sultan.  

Sem essa prevenção, segundo o representante do UNICEF, será difícil estancar a propagação para o país, tendo depois destacado os esforços que feitos a nível clínico e o trabalho para a mudança de comportamentos pessoal e colectivo.

“Razão pela qual solicitou-se a comunicação social guineense no sentido de dar o seu apoio na divulgação das mensagens de prevenção”, lembrou. Frisou que a comunicação social tem um papel importante na transformação social ao nível de prevenção das doenças como a cólera e ébola.

Segundo os técnicos de saúde, a ébola é uma doença infecto-contagiosa grave, potencialmente fatal e que ainda não tem tratamento e nem vacina. Entretanto, a doença pode ser prevenida através da lavagem das mãos com água e sabão, antes e depois de comer ou usar a latrina, assim como evitar contacto directo com pessoas com sintomas do vírus.

ANG/LPG/ÂC


    



   


Sem comentários:

Enviar um comentário