quinta-feira, 3 de julho de 2014

Solidariedade


Fórum  PALOP apela Comunidade Internacional para apoiar Guiné-Bissau

Bissau, 03 Jul 14 (ANG)- A Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa que instituiu no dia 30 de Junho último, o “FORUM dos PALOP”, exortou à “Comunidade Internacional a prestar  apoios aos programas de desenvolvimento e ao fundo de emergência, da Guiné-Bissau.

Segundo o comunicado final deste encontro, para além de saudar as recentes eleições gerais neste país e que culminaram com o retorno a ordem constitucional, os mesmos reiteraram o seu apoio à candidatura de Angola ao lugar de membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidades entre 2015 e 2017.

Sobre a situação regional e internacional, de acordo com o documento, os governantes dos PALOP afirmaram estar preocupados com os conflitos que “prevalecem nalguns países do continente africano e a crescente ameaça do terrorismo internacional em África”.

Para inverter estes fenómenos estes Chefes de Estado e de Governo defendem a resolução pacífica destas crises, por via do diálogo e negociação, com o objectivo de “preservar os direitos fundamentais dos cidadãos”.

O Comunicado ainda informa que os responsáveis máximos de Angola (país anfitrião), Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tome e Príncipe e Moçambique reafirmaram o apoio dos seus países na luta internacional nomeadamente, contra o terrorismo, tráficos de drogas e  seres humanos.

Neste encontro que formalizou a criação do FORUM PALOP foi eleito o Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, para presidir a organização até 2016, altura em que se realizará a segunda cimeira em Cabo Verde.


Com a excepção de Moçambique que esteve representado pelo seu Primeiro-ministro, Alberto Vaquina, todos os restantes países membros estiveram representados pelos seus chefes de estado. 

ANG/QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário