segunda-feira, 7 de julho de 2014

Saúde


Hospital “Raoul Follereau” sem luz e água

Bissau, 04 Jul.14 (ANG) – O Hospital “Raoul Follereau”, centro de referência no tratamento da tuberculose no pais e na sub-região, depara com problema de abastecimento de energia e agua, para responder as necessidades dos doentes ali internados.

Em declarações exclusivas à Agência de Noticias da Guiné (ANG), o Representante da ONG italiana Ajuda, Saúde e Desenvolvimento (AHEAD), entidade que assumiu a gestão daquela unidade hospitalar desde Outubro de 2012, explicou que a responsabilidade do abastecimento da energia eléctrica e agua foi assumido pelo executivo, facto que entretanto não está a acontecer.

“O Hospital está a funcionar apenas com o fornecimento da luz da EAGB, que como todos sabem, acontece de forma irregular, o que põe em risco a conservação dos alimentos para os doentes”, lamentou.

Para o representante da AHEAD, a esperança reside agora na nova Ministra da Saúde, a quem espera que venha a adquirir um grupo gerador para tornar o Hospital mais autónomo.

Entretanto Mamadú Saliu Sanha classificou de positivo o balanço das actividades até levadas a cabo pela sua ONG.

“Desde que chegamos aqui, o Hospital tem estado a crescer em todos os níveis”, reconheceu tendo revelado que irão implementar em breve um projecto de busca activa de pacientes de tuberculose para efeitos de  tratamento.

A medida, segundo Saliu Sanhá visa reduzir o aumento de casos da doença e aliviar assim a população do pesado fardo financeiro que os doentes da tuberculose impõe aos seus familiares. Enfim, pensamos reduzir a pobreza e dar um impulso ao processo do desenvolvimento do pais

“È um projecto que tem os seus custos porque exige a deslocação da nossa equipa médica ao terreno”, informou acrescentando que para o tratamento da tuberculose os pacientes não pagam nada.


O Hospital Raoul Follereau conta com 108 camas, 70 por cento das quais são exclusivamente reservadas às mulheres e crianças.

ANG/ÂC/JAM





Sem comentários:

Enviar um comentário