segunda-feira, 7 de julho de 2014

Novidades




Novo Governo de Inclusão

Bissau, 5 Jul 14 (ANG)- O novo governo da Guiné-Bissau constituído de 32 elementos integra elementos do PAIGC, vencedor das legislativas, do Partido da Renovação Social(PRS), do Partido da Convergência Democrática(PCD) do Partido Unido Social Democrata(PUSD), da União Para a Mudança e ainda uma senhora oficial militar no activo, a quem foi confiada a pasta da Defesa Nacional.

O elenco dirigido por Domingos Simões Pereira conta com seis mulheres e seis  membros do anterior executivo de transição.

Com a excepçäo do PRS, o maior partido na oposição, os restantes integrantes do executivo pertencem à formações politicas que apoiaram a candidatura de José Mário Vaz ,na segunda volta das Presidenciais.

Trata-se da primeira vez na história democrática guineense que um partido ganha eleições com maioria absoluta mas integra no elenco governamental elementos dos partidos da oposição derrotados nas eleições.

Comparativamente ao anterior executivo o elenco de Domingos Simões Pereira tem o mesmo número de efectivos.

A grande novidade do novo executivo é a fusão dos ministérios da economia e finanças, entregues ao Geraldo Martins.

Martins que chegou de desempenhar o cargo de ministro da educação, era   até a data de sua nomeação, funcionário do Banco Mundial.

A comunicação social que nos anteriores executivos ou era  integrado no Ministério da Presidência do Conselho de ministros ou tutelado por uma secretaria de Estado ganhou deste vez um ministério cujo titular é, Agnelo Regala, jornalista de formação e proprietário de uma radio privada.

Nelo Regala exerceu no passado, em varias ocasiões, as funções de secretario de estado da comunicação social.

Muitos ministros estão de regresso às funções que no passado desempenharam. 

É o caso de José António da Cruz Almeida, de novo ministro das  Obras Publicas, Construções e Urbanismo, Odete Costa Semedo, ministra da Educação, Carmelita Pires, ministra da Justiça, Daniel Gomes, ministro dos Recursos Naturais, Tomásia Manjuba, secretária de Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais, José Djo, secretário de Estado do Tesouro e Idelfrides Gomes Fernandes, secretário de Estado da Cooperação Internacional e das Comunidades. 

Os novos membros do governo que tem  um mandato de quatro anos foram investidos nas funções, sexta-feira numa cerimonia presidida pelo presidente da Republica, José Mário Vaz. 

ANG/SG
.

Sem comentários:

Enviar um comentário