quinta-feira, 10 de julho de 2014

Região de Tombali



 Saúde Pública regista 2 óbitos por diarreia aguda 

Bissau, 10 Jul  14(ANG) - O Director da Prevenção e Promoção da Saúde Pública, Nicolau Almeida confirmou quarta-feira o registo de dois óbitos devido a diarreia aguda na região de Tombali no decurso do mês de Junho, num total de 11 casos de infectados por essa doença.

Em declarações á Agência de Noticias da Guiné-ANG, Nicolau  Almeida precisou que os dois obitos referidos ocorreram na tabanca de Calak e que os restantes infectados receberam tratamento estando actualmente fora de perigo.

“O Ministério da Saúde Pública (MINSAP) teve até ao momento uma  única confirmação no terreno de casos da diarreia aguda e não de cólera. Contudo, estão a ser feitos análises laboratoriais para a confirmação ou não da doença. Uma vez conhecidos os resultados dessas analises  pronunciaremos se é ou não a cólera”, disse Almeida.

Nicolau Almeida acrescentou  que  neste momento, a Organização Mundial da Saúde (OMS ), enquanto parceiro do Governo para a área de Saúde, disponibilizou  meios financeiros e matérias para o combate ao surto de diarreia aguda.
 
No que se refere ao surto de ébola que assola o pais vizinho, a Guine-Conacry, aquele dirigente da Saúde Pública disse que estão a ser implementadas medidas de prevenção junto de pessoas que circulam na linha de fronteira com o pais vizinho para se evitar que a doença chegue à Guiné-Bissau. 

Nos últimos anos, surtos de diarreia agudas que acabam por transformar-se em epidemia de cólera säo registados na Guiné-Bissau a partir de localidades situadas no Sul, onde as condições de higiene e saneamento são bastante precárias. 

ANG/PFC/SG




 
  

Sem comentários:

Enviar um comentário