quinta-feira, 24 de julho de 2014

Redução da mortalidade materno-infantil


Pimi assinala um ano de existência em Canchungo

Bissau, 24 Jul 14 (ANG) – O Programa Integrado para a Redução da Mortalidade Materno-Infantil (Pimi) que pretende reduzir em 25 por cento a mortalidade materno-infantil em quatro regiões da Guiné-Bissau, num período de três anos assinala hoje em Canchungo no Norte o seu primeiro ano de existência, refere um comunicado da organização.

Financiado maioritariamente pela União Europeia o chamado Programa Integrado para Redução da Mortalidade Materno-Infantil (Pimi) beneficia as mulheres grávidas e crianças com menos e cinco anos, através do programa de melhor acesso a cuidados de saúde básicos nas regiões de Biombo, Cacheu, Oio e Farim, abrangendo 530 mil pessoas, representando um terço da população do país.

A União Europeia financia 80 por cento do custo total do programa de 8,9 milhões de euros, sendo os restantes 20 cobertos por outros três parceiros: Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Instituto Marquês de Valle Flôr (Portugal) e Entraide Médicale Internationale (França).

O plano de acção prevê o aumento das consultas médicas às crianças e mães, antes e depois do parto, nos centros de saúde e hospitais regionais.

No final, o programa espera capacitar em serviço, com formação e acompanhamento, cerca de 350 profissionais de saúde, bem como todos os agentes de saúde comunitária de 45 estruturas nas áreas de pediatria e saúde materno-infantil.

Está também previsto que as estruturas de saúde passem a dispor de recursos adequados à prestação de cuidados de saúde materno-infantil (infra-estruturas e equipamentos das salas de parto e de cirurgia).

  De acordo com os dados, referentes a 2010, a taxa de mortalidade infanto-juvenil (até aos cinco anos) na Guiné-Bissau é de 116 crianças por cada mil e apenas 43 por cento dos partos são assistidos por técnicos de saúde qualificados.

Os números constam dos resultados do Inquérito aos Indicadores Múltiplos (MICS), do UNICEF e organismos estatais.  


ANG/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário