quarta-feira, 16 de julho de 2014

Pescas


Guiné-Bissau: Bissau e Bruxelas reactivam acordo de parceria no sector das pescas

Bissau,16 Jul. 14 (ANG) – A Guiné-Bissau e a União Europeia acordaram nesta quarta-feira, em Bruxelas, reactivar o acordo de parceria no sector das pescas negociado em 2012, mas que nunca entrou em vigor devido à situação política no país africano, anunciou o executivo comunitário. 

O assunto foi hoje discutido num encontro entre a comissária europeia com a pasta das Pescas e Assuntos Marítimos, Maria Damanaki, o recém-eleito primeiro-ministro guineense, Domingos Simões Pereira, e o secretário de Estado das Pescas da Guiné-Bissau, Ildefonso Barros.

De acordo com Bruxelas, a comissária Dmanaki e o chefe de governo discutiram a cooperação bilateral e estratégica na área das pescas entre a UE e a Guiné-Bissau, tendo acordado "reactivar o procedimento de ratificação do Acordo de Parceria de Pescas" entre as duas partes, um protocolo negociado em 2012.

Mas que nunca chegou a ser aplicado, dada a situação política na Guiné-Bissau, que levou a União a aplicar medidas restritivas.

A Comissão indicou ainda que, no encontro, foram discutidos outros assuntos de interesse mútuo, designadamente o reforço da cooperação no combate à pesca ilegal e em matéria de transparência, para assegurar uma implementação apropriada do apoio comunitário ao sector das pescas na Guiné-Bissau.

A reunião ocorreu por ocasião de uma visita do novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau a Bruxelas, que marca o regresso à normalidade das relações entre as duas partes, e que tem lugar apenas dois dias depois de o Conselho da União Europeia ter decidido retomar a cooperação plena com Bissau, levantando as medidas restritivas impostas em 2011.

O presidente da Comissão Europeia,  José Manuel Durão Barroso, e Domingos Simões Pereira darão uma conferência de imprensa conjunta ao início da tarde, na sede do executivo comunitário.  

Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário