sexta-feira, 25 de julho de 2014


Primeiro-Ministro garante que relações de irmandade entre Guiné-Bissau e Angola serão reactivadas brevemente

Bissau, 25 Jul 14 (ANG) – O Primeiro-Ministro Domingos Simões Pereira afirmou que o sentimento de proximidade entre a Guiné-Bissau e Angola mantém-se intacto e, num futuro próximo, as relações de irmandade entre os dois países vão ser reatadas e elevadas a níveis mais altos.

A posição do chefe do executivo guineense foi expressa aos jornalistas após uma audiência de cortesia com o vice-presidente da República de Angola, Manuel Domingos Vicente, em Dili, Timor Leste, a margem da X Conferência dos chefes de Estado e de Governo da CPLP.

 Domingos Simões disse que o objectivo do encontro com o vice angolano foi o de testemunhar e apresentar os sentimentos de gratidão por tudo aquilo que significa e representa as relações com Angola.

 Admitiu a dificuldade em governar um país não totalmente estabilizado, mas disse que é um desafio que se impôs a si mesmo.

"A governação é uma tarefa de criar ambientes de estabilidade, penso que nós não devemos pedir só que nos dêem um país com um quadro estabilizado, temos é que ser capazes de criar este quadro, que só é possível através do diálogo. E eu penso que nós guineenses somos capazes de conseguir isso", disse o novo primeiro-ministro guineense.

As relações entre angola e Guiné-Bissau conheceram um esfriamento quando a missão militar angolana (MISSANG), enviada para ajudar no processo de reforma das forças armadas guineenses, começou a ser alvo de hostilidades dos guineenses, logo a seguir ao golpe de Estado, que derrubou o governo de Carlos Gomes Júnior.

Domingos Simões Pereira tomou posse há menos de um mês, resultado da vitória eleitoral, em Junho, do Partido Africano para a Independência de Guiné e Cabo Verde (PAIGC), de que é líder.


ANG/Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário