terça-feira, 8 de julho de 2014

Novo Governo



Maioria já em funções

Bissau, 08 Jul 14 (ANG) - Pelo menos mais três ministros da equipa liderada por Domingos Simões Pereira entraram hoje em funções, depois de terem recebido os respectivos gabinetes e dossiers nas mãos dos seus antecessores que vinham desempenhando as mesmas funções transitoriamente.

Tratam-se dos Ministros da Comunicação Social, da Função Pública e Reforma Administrativa e da Saúde nomeadamente Agnelo Regala, Admiro Nelson Belo e Valentina Mendes.

Entretanto, vários membros do novo Governo iniciaram funções segunda-feira com o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, João Aníbal Pereira, a anunciar "um vasto" programa de reflorestação do país. 

Ao receber as chaves do gabinete, a viatura do serviço e os dossiers, Aníbal Pereira, disse que o país precisa "urgentemente de lançar um vasto" programa de reflorestação para fazer face ao corte de árvores registado nos últimos dois anos.  

Varias zonas da Guiné-Bissau, entre a floresta virgem, comunitária como parques naturais, foram alvo de cortes por madeireiros nacionais e de países vizinhos, que as vendem a compradores chineses.  

As novas autoridades, o presidente José Mário Vaz, o líder do Parlamento, Cipriano Cassamá e o primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, já anunciaram que vão tomar medidas no sentido de punir os responsáveis por aquilo que muitos consideram de "destruição abusiva" do parque florestal da Guiné-Bissau.

O novo ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, prometeu também lançar uma estratégia guineense para a produção da cebola e batatas para que o país deixe de importar estes produtos.  

Entre os governantes que iniciaram segunda-feira as funções está o próprio primeiro-ministro Domingos Simões Pereira, que, ao receber as pastas das mãos do cessante Rui de Barros, reafirmou o compromisso do seu Governo "em promover a mudança efectiva" no país dentro de quatro anos.  

Além do ministro da Agricultura, também já se encontram em plena função os ministros do Comercio, da Administração Interna, da Justiça e da Mulher e Coesão Social.  

Os secretários de Estado dos Transportes e Comunicações, da Juventude, Cultura e Desporto, bem como o do Ambiente, também já estão em funções.

Sem comentários:

Enviar um comentário