segunda-feira, 14 de julho de 2014

Retoma da Cooperação


Simões Pereira vai à Bruxelas

Bissau, 14 Jul 14 (ANG) -O primeiro-ministro guineense, Domingos Simões Pereira, avista-se na quarta-feira em Bruxelas com o presidente da Comissão europeia, o português Durão Barroso.

Um encontro que selará a retoma da cooperação com Bissau, uma semana após a tomada de posse do novo executivo guineense.

O antigo secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tem o seu executivo a trabalhar em pleno apenas desde a passada segunda-feira e na quarta-feira teve lugar o primeiro Conselho de ministros.

A cimeira da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), desta quinta-feira em Acra, no Gana, garantiu o apoio ao país da comunidade regional, de forma a tentar-se viabilizar um programa de emergência permitindo, nomeadamente, o pagamento de salários em atraso.

A aplicação das verbas do FED, Fundo Europeu de Desenvolvimento, será uma das tónicas que o primeiro-ministro guineense quer abordar com Durão Barroso naquela que será a sua primeira deslocação desde a sua tomada de posse.

Domingos Simões Pereira referiu o interesse do presidente cessante da União Europeia em encontrar-se com ele.  

O golpe de Estado de 12 de Abril de 2012 levara à interrupção da cooperação de Bruxelas que só mantivera apoio à sociedade civil recusando reconhecer as autoridades de transição.


RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário