quarta-feira, 23 de julho de 2014


 
BCEAO atribui 15 bilhões de CFA ao governo para pagamento de salários

Bissau, 23 Jul 14 (ANG) - O Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCAO), anuncia hoje um crédito ao governo guineense no valor de 15 bilhões de francos CFA, para o pagamento de salários em atraso na função pública.

De acordo com o Director Nacional do BCEAO, Aladje João Mamadu Fadia que falava a imprensa a saída da audiência que manteve com o Presidente da República, o apoio vem na sequência de pedido feito por José Mário Vaz ao Governador BCEAO Koné Djemocó. 

“No dia 2 de Julho, após a sua tomada de posse, José Mário Vaz pediu ao Governador do BCEAO que usasse de sua influência e os mecanismos ao seu dispor para ajudar na mobilização de recursos para resolver os problemas salariais”, explicou Aladje João Fadia.
 
Acrescentou que, o pedido de 15 bilhões de francos CFA foi formalizado no dia 10 do corrente pelo governo através do ministro da Economia e Finanças. “E hoje, é com grande satisfação que apresento ao Presidente da República José Mário Vaz os resultados da solicitação feita ao Governador do BCEAO”.

João Aladje Fadia disse que o montante já está disponível na conta do tesouro do BCEAO, graças aos recursos ao mercado financeiro (UEMOA).

“Este montante não é um donativo, é um crédito, porque em qualquer parte do mundo o governo é financiado através de crédito e o mercado financeiro para conseguir ter a confiança dos investidores”, explicou.

Informou que a recente visita que o novo Presidente República efectuou aos países membros da (UEMOA) o que aumentou a credibilidade do país junto a organização sub-regional.

Relativamente as condições para a liquidação do crédito, o Director Nacional do BCEAO explicou que a taxa média ponderada é de 6,05 por cento e disse estar esperançado de que o montante irá permitir que o governo resolva os problemas salariais. 

O Director Nacional do BCEAO informou que o montante será reembolsado num período de um ano. 

ANG/LPG
      
  

Sem comentários:

Enviar um comentário