quarta-feira, 9 de julho de 2014



Reforço de capacidades

Funcionários aduaneiros beneficiam da formação

Bissau 09 Jul 14 (ANG) - O Ministro da Economia e Finanças, Geraldo Martins destacou terça-feira que as principais expectativas do Ateliê de Sensibilização dos agentes aduaneiros iniciado em Bissau é o reforço das suas capacidades e a modernização dos serviços alfandegários.

 Martins que falava na cerimónia de abertura do referido ateliê de formação e sensibilização sobre a nomenclatura tarifária e estatísticas baseada na versão 2012 do sistema harmonizado de designação e de codificação das mercadorias, disse que o evento representa a introdução de uma parceria franca com vista à facilitar as trocas e acelerar as formalidades e procedimentos de desalfandegamento das mercadorias.

“A Intenção da Guiné-Bissau será acompanhada de uma tradução dos instrumentos comunitários em língua portuguesa para facilitar apropriação e implementação efectiva das reformas nas alfândegas”, referiu o ministro da Economia e Finanças.

 Acrescentou ainda que a mobilização de todos, permitirá o país sair das dificuldades em que se encontra, e ainda a modernização das administrações com um bom domínio do sistema de classificação tarifária das mercadorias.

“Uma parceria eficiente com o privado e uma aplicação rigorosa das taxas comunitárias só irá facilitar as trocas e melhorar as performances económicas na Guiné-Bissau”, consierou.

O ateliê com a duração de três dias, é financiado pelo Banco Mundial e organizado em parceria com a Organização Mundial das Alfândegas e a Comissão da União Económica Monetária Oeste Africana(UEMOA).
 ANG/LPG/AALS/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário