quinta-feira, 24 de julho de 2014

Viagem EUA



EUA anuncia novo processo para obtenção de visto de viagem “não emigrante”

Bissau, 24 Jul 14 (ANG) - A Embaixada dos Estados Unidos de América na Guiné-Bissau anunciou quarta-feira em Bissau, o novo processo para a obtenção de visto do tipo “não emigrante” que passa a vigorar a partir do dia 28 do mês em curso.

Em conferência de imprensa, a vice-cônsul desta representação diplomática, com sede em Dakar, informou que a partir do referido período, os candidatos a viagem àquele país estarão isentos de comprar o cartão “pré-pago com PIN” , no valor de 7.800 Francos cfa, para  o agendamento da entrevista que antecede a atribuição de vistos.

Outra novidade, segundo Tanya Brothen, a semelhança daquilo que acontece nas embaixadas da América em outros países, os residentes na Guiné-Bissau poderão contactar a missão diplomática em Dakar para pedir vistos via “on-line”, abdicando assim das viagens para o efeito.

Contudo, de acordo com a diplomata, os 160 Dólares (correspondentes a 80mil Francos CFA) fixados como valor da taxa de visto irão continuar a vigorar e devem, como de costume, ser pagos num dos bancos comerciais em Dakar, Senegal.

Para justificar estas mudanças, Tanya Brothen afirma que o novo método é “mais simples e menos custoso para os requerentes de vistos”.

Em relação as pessoas que já pagaram a taxa de visto que, no entanto, ainda estão a espera do “encontro para a entrevista” a diplomata garante que os seus direitos serão salvaguardados.

Outra informação aos que aguardam entrevista na embaixada é que devem evitar de transportar conteúdos como “sacos grandes”, “recipientes com líquidos”, “objectos metálicos”, “telefones celulares” e “comida”, quando se deslocarem para a embaixada.

Na sequência do conflito político-militar de 7 de Junho de 1998 na Guiné-Bissau, a Administração norte americana transferiu a sua representação diplomática para a República do Senegal.

E, segundo a vice-cônsul, Tanya Brothen desconhece-se, por enquanto, a data para a reabertura da embaixada dos Estados Unidos de América na Guiné-Bissau. 

Fim/ANG/QC

Sem comentários:

Enviar um comentário